Larissa Barros Redatora
A louca do K-Pop e música em geral, adoro saber tudo de novo que surge no mundo, de teorias da conspiração até o último modelo de celular. Aquariana raiz, adoro tudo que é diferentão e não faço nada sem uma trilha sonora para acompanhar.
Você gosta de bicicletas? Antes de começar a ler este artigo, quero te dizer algo: O canal do YouTube, The Q, pode fazer sua cabeça explodir. Entendo, portanto, que se você está lendo isso, você sabe o que está fazendo.

Como dissemos, The Q é um canal do YouTube que se descreve como um espaço para vídeos de ciência. Nele, podemos encontrar vídeos em que ele brinca de reinventar elementos mecânicos de todos os tipos. E sim, parece que ele tem se concentrado naquilo que, pessoalmente, considero essa bela e perfeita invenção que é a bicicleta. The Q é conhecido por invenções como uma bicicleta com rodas divididas ao meio ou uma bicicleta com rodas quadradas.

Agora, sabemos que ele voltou a atacar com um novo dispositivo: uma bicicleta sem rodas... Pelo menos sem as rodas convencionais que usamos a vida inteira.

Reinventando a roda, literalmente

Se The Q tem um propósito, é testar os limites da bicicleta. Você pensou que a coroa que Indurain usou em sua tentativa de quebrar o recorde da hora em Bogotá era enorme? The Q te lembra que você está errado.

A coisa bonita sobre a bicicleta é ver a paisagem sem a necessidade de caminhar? The Q cria uma elíptica móvel. A rigidez da bicicleta impede que você estacione com facilidade? The Q garante que, por uma vez, seja a bicicleta que abrace o poste, e não o ciclista.

E por que não tirar as rodas da bicicleta? O que poderia dar errado?

Sim, The Q também fez isso. Especificamente usando um sistema semelhante ao das esteiras dos tanques, embora adaptado às particularidades do veículo em questão.

O resultado você pode ver neste vídeo. Para funcionar, ele usou uma superfície rígida que dá estrutura às novas rodas. No interior, uma banda de rodagem desliza sem resistência quando se ganha velocidade pedalando. O inventor também teve que modificar a transmissão, colocando uma pequena engrenagem ao lado da coroa que, por sua vez, move um segundo sistema de engrenagens que envia a força para a roda traseira.

Funciona? Bem, depende do ponto de vista. Tecnicamente e focando no mais simples, a bicicleta se move. Embora não esteja claro se a descrição mais correta é dizer que "se arrasta". A força necessária para mover a bicicleta tem que ser maior do que com uma roda, pois a resistência será, evidentemente, maior neste invento.

The Q também deve compartilhar nossa visão sobre seu experimento, pois na descrição do vídeo ele diz: Por que fizemos isso? Apenas por diversão 😅🤪

Certamente, parece evidente por que a bicicleta, mais de 200 anos após sua invenção, continua usando rodas.

sobre
o mesmo tema