Por Clarissa Alves
Fotos do Instagram
Fotos do Instagram
E pode relaxar porque nenhum material profissional será necessário para isso.

Dentre as poucas coisas que você consegue fazer com R$2,00 nos dias de hoje, revelar uma fotografia é uma delas. Mas quando falamos de várias fotografias ou de imagens em tamanhos maiores esses valores vão multiplicando e deixa de ser em conta. Por isso o Purebreak preparou uma matéria só para te ensinar a imprimir fotos em casa. O especialista da loja Creative Cópias , Abel Correa, conversou com a gente e contou tudo sobre tipos de papel, tinta e mais segredinhos.

Tamanho é documento!

Antes de tudo, você precisa decidir qual tamanho quer para imagem. Se é para ocupar um porta retratos de 10x15 cm ou um quadro A4, que é o tamanho máximo suportado em uma impressora doméstica. Tenha em mente que quanto pior a qualidade da foto, como as selfies tiradas com a câmera frontal, menor deve ser seu tamanho. Ou terá um resultado final quadriculado/pixelado.

O tipo do papel, que pode ter até texturas, tem muita influência na hora de imprimir as fotos do Instagram
O tipo do papel, que pode ter até texturas, tem muita influência na hora de imprimir as fotos do Instagram

Impressora, que nada: é tudo questão de papel

Se você não tem uma impressora à laser e sempre ficou imaginando que a culpa pela foto sair feia era da impressora à jato de tinta, tá enganado! Segundo Abel, não é isso o que mais afeta o resultado e, sim, o papel. Ele contou que a folha sulfite comum não valoriza as cores de certas imagens por ter um acabamento fosco, que não reflete luz. No entanto, esse efeito tem sua utilidade.

Filtros, filtros e mais filtros...

As imagens que você aplicou "filtros Lo-fi e X-Pro II, que realçam cores vivas e detalhes, devem ser impressas em papel fotográfico brilhante para ganharem ainda mais destaque", recomenda Abel. Por isso é bom ter um papel glossy à mão e a gramatura não precisa ultrapassar 180g/m². E preço de um pacote com 20 folhas tamanho A4 glossy custa 5 reais, em média - uma pechincha!

Fotos do Instagram
Fotos do Instagram

No entanto, se as poses do Instagram que você quer imprimir têm filtros Willow ou Inkwell, por exemplo, dá até pra usar o sulfite comum porque dá "um ar ainda mais retrô com o papel fotográfico fosco", garante o especialista.

Existem opções um pouco mais sofisticadas no mercado com texturas (couro, linho, pérola etc), com adesivo ou imã no verso e até com tecnologia à prova d'água. Ao retirar a folha da impressora, tome cuidado para não borrar. Basta segurar nos espaços vazios e deixar secar por 30 minutos. Na imagem abaixo você pode ver a diferença entre os materiais: do lado esquerdo com papel glossy e do lado direito com papel fosco.

(Escrito por Clarissa Brunholo)

sobre
o mesmo tema