Rahabe Barros Editora
Libriana, boa de papo e apaixonada por reality show. Louca por gatos, não vivo sem café e com planos de dar uma volta ao mundo são outras curiosidades ao meu respeito. Após 10 anos, sigo encantada pelo jornalismo e por essa evolução diária da comunicação
Adotar um novo corte de cabelo é sempre uma boa pedida para quem quer repaginar o visual. Mas quando a ideia é não fazer uma mudança radical, as franjas passaram a ser excelentes opções. Nova tendência, a curtain bangs, mais conhecida também como cortininha, vem fazendo a cabeça das fashionistas. Faça o quiz e descubra quem é a famosa dona deste styling!

Se você tem vontade de transformar o visual e adotar um modelo de franja, aí vai a indicação de uma nova tendência: a curtain bangs. Também conhecido pelo nome de franja cortininha, o corte permite que você dê uma repaginada e um ar mais moderno, leve e até com pegada retrô ao seu look. Bateu a curiosidade para saber mais sobre o estilo que está fazendo - literalmente - a cabeça das famosas? Então acompanhe!

Mas o que são as Curtain Bangs? Nós explicamos!

Tornada famosa nos anos 60 e 70 por atrizes como Brigette Bardot, Goldie Hawn e Farrah Fawcett, a franja de cortininha - como o nome sugere - é dividida ao meio (ou, às vezes, para a esquerda ou direita) e varrida para de cada lado, para enquadrar perfeitamente o rosto e os olhos, como uma cortina mesmo. O estilista de Nova York Juan Carlos Maciques acredita no poder de sensualidade que a franja cortininha tem: "Você pode se esconder atrás deles, mas as pessoas ainda podem ver seus olhos".

Embora a franja possa variar em comprimento, elas são normalmente mais curtas no centro e mais longas nas laterais, com linhas finas. Vale ressaltar que o visual vem cativando as fashionistas por ser versátil, cair bem em qualquer tipo de cabelo, e também por dar a possibilidade de inovar com penteados, como coques "podrinhos", meio rabo de cavalo alto, entre outros.

Brigitte Bardot emplacou a tendência Curtain Bangs no final dos anos 1960
Brigitte Bardot emplacou a tendência Curtain Bangs no final dos anos 1960

Corte de franja de Gabi Brandt virou desafio no Tiktok

A moda começou a crescer em 2020 aqui pelo Brasil e a influenciadora Gabi Brandt foi uma das responsáveis por tornar esse corte de franja em uma tendência de 2021.

O passo a passo foi compartilhado pela ex-"De Férias com o Ex" no Instagram e viralizou nas redes sociais vizinhas. No Tiktok, a curtain bangs virou até uma espécie de novo desafio lançado por Gabi Brandt e as seguidoras estão se arriscando em tentar transformar o visual em casa.

Mas a primeira vez que ela se aventurou em cortar a franja nesse modelo, sozinha, não deu lá muito certo e a celeb comentou a experiência: "Quem me vê sorrindo assim nem imagina o desespero que passei depois de cortar minha franja com tesoura de papel". Para solucionar o problema, a mãe de Davi e Henri finalizou no salão e ficou exatamente como ela queria. "Só quem viveu o desespero sabe", brincou ela.

Descubra quem são as famosas pelas curtain bangs

Além de Gabi Brandt, outras famosas também se jogaram na tendência este ano. Pensando nisso, o Purebreak criou um quiz para testar se você está antenado nas mudanças das celebridades e consegue descobrir de quem são essas curtain bangs!

sobre
o mesmo tema