Por Beatriz Vianna
Entenda a diferença entre feminismo e femismo, abordada no filme "Eu Não Sou Um Homem Fácil", da Netflix
Entenda a diferença entre feminismo e femismo, abordada no filme "Eu Não Sou Um Homem Fácil", da Netflix
Sabe quando você trata o feminismo como o oposto do machismo?! Pois bem, essa é uma interpretação equivocada. Quando um homem, ou até mesmo uma mulher, enxerga o feminismo como sendo uma corrente de ódio e rejeição ao sexo masculino saiba que isso é, na verdade, femismo. Entenda a diferença entre esses termos e o porquê de não vivermos em uma sociedade femista.

Para muita gente ainda não é óbvio que vivemos em uma sociedade machista e que o feminismo não é o oposto do machismo. No meio de tanto textão nas redes sociais e, claro, da popularização do feminismo, algumas coisas acabaram se perdendo no meio do caminho e não ficando claras. Machismo, feminismo, femismo... as palavras podem ser parecidas, mas expressam significados completamente diferentes. E é aí que o Purebreak entra para te ajudar a entender um pouco mais isso tudo.

Primeiro de tudo: feminismo não é o oposto de machismo

Você já deve ter ouvido e até repetido por aí que feminismo e machismo são coisas contrárias. Quer ver uma fala bem comum?! "Não sou machista, nem feminista". A partir daí, entende-se que, como o machismo, o feminismo preza pela hostilização e rejeição do outro sexo na sociedade. Acontece que não é assim. Essa é uma visão bastante errada e que acaba sendo usada para demonizar e enfraquecer o movimento feminista (iniciado no século XIX por mulheres que queriam restabelecer seus papéis na sociedade).

Related image

Feminismo x Femismo

Diante disso, nos deparamos com a palavra "femismo", que quer dizer exatamente o que essa galera define como o contrário do machismo. O termo seria o mais adequado para se referir aquelas(os) que pregam e contribuem pela marginalização do homem em uma sociedade. Acontece que essa sociedade femista não existe.

Related image

Mas por que não existe uma sociedade femista?

Bem, em nenhum momento um homem ganhou menos pelo simples fato de ser homem. As taxas de assassinato, violência doméstica e estupro também nunca pesaram mais para o lado dos homens quando analisamos por gênero. Basta procurar qualquer um desses itens na internet que você vai ver que as diferenças são gritantes.

Ah! O gênero masculino também nunca foi considerado um sexo frágil no senso comum. Enfim, são vários os fatores que deixam claro que o femismo não acontece na prática. O ponto é: se tivermos que caracterizar algo que é oposto ao machismo, chamaríamos de "femismo" e não "feminismo". As palavras são parecidas, mas os significados mega diferentes, viu?! Se você quiser ver como seria uma sociedade femista na prática, assista o filme "Eu Não Sou Um Homem Fácil" (da foto de capa acima) na Netflix pra dar aquela refletida!

Image result for batendo palmas gifs

E o que é feminismo então?

Tudo isso serve para você entender que o feminismo NÃO é um bicho de sete de cabeças como uma galera por aí fala. O feminismo é um movimento político e social criado e protagonizado por mulheres e para mulheres. Ele prega nada menos que equidade entre os dois gêneros na sociedade. Nada de um melhor que o outro. Simples assim. :)

sobre
o mesmo tema