Por Nicolly Vimercate
Ele bombava nos anos 2000 e, agora, sai do túnel do tempo prometendo revolucionar o mundo da música - de novo. Quer saber como?

Tudo começou em 1999. O inovador serviço de compartilhamento P2P (tipo o BitTorrent de hoje) fez o mercado da música estremecer. Agora, o Napster ressurge com um serviço nem tão novo assim, mas que todo mundo adora: streaming de música pela web. E chega ao Brasil em novembro. Prontos para o túnel do tempo?

A data anunciada é 1° de novembro, mas não, nada de internet discada. A proposta é a mesma de outros sites como Rdio, Deezer e Spotify (que chega ao Brasil em breve também): colecionar e ouvir suas músicas preferidas online onde estiver ou baixar para escutar offline.

O anúncio foi feito pelo Terra, avisando que todos os usuários do Sonora migrarão para o Napster nessa data. O valor cobrado para novos usuários será R$ 14,90 e o catálogo disponível tem 10 milhões de músicas, número menor que o dos concorrentes. Mas quem consegue ouvir tudo?

O Napster foi fechado em 2001, depois de muita polêmica, pois permitia compartilhamento de músicas sem pagar direitos autorais. Download de MP3 era novidade na época e a indústria fonográfica teve que começar a lutar contra a pirataria.

Já lançado na Europa (e na legalidade), o Napster quer revolucionar o mundo da música - de novo. Todos torcemos para que seja verdade.

sobre
o mesmo tema