Larissa Barros Redatora
A louca do K-Pop e música em geral, adoro saber tudo de novo que surge no mundo, de teorias da conspiração até o último modelo de celular. Aquariana raiz, adoro tudo que é diferentão e não faço nada sem uma trilha sonora para acompanhar.
Os desenvolvedores de emuladores estavam tão preocupados em saber se podiam ou não fazer isso, que nunca pararam para pensar se deveriam. 12 anos após sua morte, digamos, um console de videogame obscuro chamado Zeebo ressurge graças aos esforços de um desenvolvedor de emulador. Bem, mais ou menos.

O Zeebo foi lançado no Brasil e no México em 2009 como o primeiro console de videogame exclusivamente digital. Construído com a plataforma de desenvolvimento BREW da Qualcomm, o Zeebo tinha como objetivo vender jogos no estilo mobile em regiões onde a importação de consoles mais populares era mais cara. Apesar de ter jogos de franquias tão grandes quanto "FIFA", "Crash Bandicoot" e "Resident Evil", a má qualidade do hardware e software garantiu que o sistema nunca encontrasse seu público, sendo descontinuado em 2011.

Agora, um emulador do Zeebo está em desenvolvimento inicial, cortesia de um desenvolvedor chamado Tuxality. O projeto ainda não foi lançado publicamente, mas você pode vê-lo iniciando o "Crash Bandicoot Nitro Kart 3D" no vídeo abaixo - embora com sérios bugs gráficos. Como em qualquer projeto de emulação, seu progresso depende inteiramente do tempo que o desenvolvedor consegue disponibilizar.

Zeebo é um console desconhecido para gerações mais novas

Além de ser um console praticamente desconhecido nos cantos de língua inglesa do mundo, ele também não tem fama alguma em meio a gerações mais novas no Brasil. Ainda assim, de alguma forma, o Zeebo conseguiu desenvolver uma comunidade de fãs que parece estar nisso em parte por causa dos memes.

Se você quer saber mais sobre o Zeebo, sua melhor fonte provavelmente são os vídeos no Youtube.

sobre
o mesmo tema