Apaixonada por livros, séries e restaurantes com comida diferente. Libriana e curiosa, poderia passar horas pesquisando sobre os mais diferentes assuntos. Poucas coisas me fazem tão feliz quanto correr na praia, ir para um barzinho e comer um docinho após o almoço.
Os contêneires são ótimos e essenciais para transportar cargas no mar. Porém, seu excesso está se tornando um verdadeiro problema para o transporte marítimo.

O transporte marítimo é um setor que está acostumado a choques. Se a pandemia prejudicou a atividade, deixando imagens de portos em colapso e navios de carga superlotados, um aumento considerável nos custos e um aumento crônico nos atrasos, o setor agora enfrenta um novo desafio, nada menos que isso: o gerenciamento de contêineres excedentes. E isso, em um setor de logística em que o espaço de armazenamento é um ativo importante, é um desafio para as empresas.

O que está acontecendo?

O quadro acaba de ser pintado pela empresa alemã Container Xchange, que adverte que as áreas de armazenamento enfrentarão o peso do "excedente de contêineres" até 2023. "Simplesmente não há espaço suficiente nos armazéns para acomodar todos os contêineres. Com a liberação adicional de estoque de contêineres no mercado - por exemplo, a partir do descarte de frotas de leasing - haverá pressão adicional sobre os depósitos nos próximos meses", reflete Christian Roeloffs, CEO da Container xChange, que reconhece que o cenário será "um desafio para alguns e uma vantagem competitiva para outros". Entre os que poderiam tirar proveito disso, ele cita a China por meio do reposicionamento de contêineres.

O contexto é fundamental

A situação resultou na devolução de pedidos de armazenamento pelos gerentes de depósitos ou até mesmo - segundo a CNBC - na doação de contêineres por parte dos transportadores para reduzir o problema da superlotação. "Estamos em uma situação em que não podemos aceitar novos clientes em alguns locais", disse Andrea Monte, da Sogese, em uma reunião de cúpula do setor em outubro, reconhecendo que seu depósito em Milão está "bastante congestionado".

Em um esforço para aliviar essa situação, o Porto de Houston, nos EUA, começou a cobrar taxas para contêineres sem carga que permanecem muito tempo no terminal. "Muitas vezes, o grande número de contêineres nos navios ou nos portos que ficam ociosos por semanas seguidas nos deixa com espaço insuficiente nos armazéns, o que agrava a crise da cadeia de suprimentos, pois afeta o reposicionamento e a movimentação dos contêineres", disse Sedgwick.

"Para os proprietários de contêineres, isso pode significar um aumento nas taxas de armazenamento dos depósitos à medida que mais contêineres se acumulam para desencorajar a conteinerização", diz Johannes Schlingmeier, da Container xChange.

Relembrando a época da pandemia

Para entender o cenário atual, é preciso voltar à pandemia, como lembra a Global Trade Review, quando houve uma escassez de contêineres que levou os transportadores a encomendar novas unidades para serem fabricadas na Ásia e depois repassadas às cadeias de suprimentos. "Como o tempo de transporte está diminuindo, esses contêineres extras voltarão a sair da cadeia de suprimentos e começarão a se acumular, principalmente na Europa e nos Estados Unidos", observou o CEO da Sea Intelligence, Alan Murphy, no início de setembro, em um artigo com o esclarecedor título "The empty container problem intensifies".

O Container xChange reconhece que as empresas reduziram os pedidos e as transportadoras cancelaram os embarques devido à baixa demanda e aos altos estoques, mas também envia uma mensagem clara para o futuro: "A demanda se recuperará quando esses estoques forem reduzidos".

"Assim que eles se esgotarem na América do Norte e na Europa, as empresas voltarão a fazer pedidos e a demanda por capacidade de transporte aumentará novamente. Não para os níveis de pico da pandemia, mas para a tendência de aumento médio de longo prazo. O que aconteceu é que o frete voltou a ser 'pontual' e, portanto, você verá uma desaceleração nos novos pedidos à medida que as empresas se adaptarem a esses prazos de entrega mais eficientes", acrescenta o relatório Container xChange.

sobre
o mesmo tema