Por Pedro Lino
Profissões: Ator, conheça os desafios para chegar aos palcos
Profissões: Ator, conheça os desafios para chegar aos palcos
O caminho para se tornar uma celebridade pode ser mais difícil que parece.

A formação do ator profissional é tão complicada como qualquer outra. É preciso passar pela faculdade, além de cursos de teatro e muita leitura. Depois de formado os desafios apenas aumentam: conquistar o DRT e ainda ser aprovado em testes de elenco.

A atriz Branca Temer, formada na Casa de Artes de Laranjeiras, passou por todos esses processos e conta para o Purebreak como é ser uma atriz profissional. Leia a reportagem e conheça melhor os ossos deste ofício.

Educação

Ter dom não basta para se tornar ator, é preciso muito dedicação. Branca, por exemplo, estudou três anos e meio na Cal, onde participou de espetáculos e acumulou experiências no currículo: "Também fiz curso no Grandes Atores, Tablado, Laura Alvim, Casa da Gávea... enfim a gente está sempre fazendo outros cursos e não só o profissionalizante", afirmou. A carioca fez seu primeiro cursinho de teatro com quatorze anos, tempos depois conseguiu um papel no filme "O Passageiro: Segredos de Adulto", orgulhando seus pais.

A atriz Branca Temer conseguiu um papel no filme "O Passageiro: Segredos de Adulto"

DRT

A Delegacia Regional do Trabalho e é um selo carimbado na carteira de trabalho atestando sua competência profissional em determinada área. A norma para conseguir o documento dependem do estado, porém a regra básica é ter mais de 16 anos e ensino médio completo: "este tipo de carteira é importante, pois geralmente é necessário para fazer testes na Globo ou na Record, por exemplo", explica Branca.

É preciso ter a carterinha de ator para participar de testes de elenco
É preciso ter a carterinha de ator para participar de testes de elenco

Testes

O ator deve estar sempre ligado nos testes de elenco que estão rolando, afinal este é o processo seletivo para participar de espetáculos, filmes e novelas. Por isso tenha sempre boa relação com os coleguinhas de profissão.

"É importante conhecer pessoas, ir à sociais e se infiltrar em panelinhas para receber boas indicações de testes", contou a atriz.

Conhecer pessoas, ir à sociais e se infiltrar em panelinhas para receber boas indicações de testes de elenco
Conhecer pessoas, ir à sociais e se infiltrar em panelinhas para receber boas indicações de testes de elenco

Desafios

Assim como na medicina, o estudante que optar pela carreira de ator terá que se dedicar totalmente. Serão horas de ensaio e muito trabalho nos finais de semana. Dependendo da produção, o salário também será baixo, deixando tudo mais difícil.

A vida de ator é chei de desafios!
Se você sentiu que não tem vocação para esta área, não se preocupe. Veja outras dicas sobre profissões que o Purebreak preparou para te ajudar!
sobre
o mesmo tema