Por Victor Viana
Quiz: o quanto você sofre com a pressão estética?
Quiz: o quanto você sofre com a pressão estética?
Sabemos que pessoas sofrem diferentes opressões, porém, ninguém escapa da pressão estética. Para alguém que está dentro do que é considerado padrão de beleza pode ser mais "fácil" lidar com esse tipo de situação, mas sempre vai exisitir aquele desejo de ficar ainda mais dentro do padrão. Dito isso, o Purebreak quer saber o quanto você sofre com esse tipo de coisa.

De uns tempos pra cá começou-se a discutir bastante o que é o padrão de beleza, já que durante décadas esse padrão foi representado por pessoas brancas e magras. Porém, discussões sobre feminismo, racismo e gordofobia contribuíram para que conseguíssemos avançar nesse assunto. Hoje, por exemplo, temos mais influenciadores digitais sem vergonha de mostrar o próprio corpo. Mesmo assim existe algo chamado pressão estética, capaz de mexer com qualquer pessoa. Pensando nisso, o Purereak quer saber: o quanto isso te afeta?

O que é?

A pressão estética surge a partir do conceito do que é bonito. Por exemplo, o cabelo liso sempre foi considerado bonito. Eram as mulheres que possuíam esse tipo de fio que ocupavam as capas de revistas e faziam sucesso na mídia de maneira geral, fazendo com que muita gente desejasse ter o mesmo tipo de cabelo. Mas não é bem assim, né? Afinal, existem cabelos cacheados, crespos, ondulados e dentro desses três grupos ainda existe uma enorme variação de madeixas. Mesmo assim, durante muito tempo várias mulheres se submeteram a procedimentos estéticos para conseguir deixar seus cabelos lisos de qualquer jeito.

Beauty GIF - Find on GIFER

O outro problema é que a pressão estética também cria uma nível de perfeição, fazendo com que pessoas tentem de tudo para chegar nesse lugar - muito mais do que uma progressiva. O caso da influenciadora Liliane Amorim é um triste exemplo do que pode acontecer. Mesmo sendo considerada uma mulher magra, a cearense recorreu a uma cirurgia de lipoaspiração para deixar seu corpo ainda mais seco e definido. Mas, por conta de uma complicação durante a cirurgia, Liliane acabou falecendo no dia 24 de janeiro.

GIFs for your viewing and sharing pleasure. All illustrations by Diana  Pietrzyk | Art, Pop art, Art videos

Pode aparecer um caso à parte, mas inúmeras influenciadores estão recorrendo a Lipo Lad para deixar o corpo definido e assim entrar no novo padrão. Afinal, agora não basta ser apenas magro. Se não refletirmos sobre para onde estamos indo, Liliane será apenas mais uma pessoa que perdeu a vida tentando se encaixar no padrão. Deu para perceber que ninguém está imune à pressão estética, né?

sobre
o mesmo tema