Por Aline Carvalhal
China é destaque no quarto jogo da franquia da Electronic Arts, que traz embate entre chineses, russos e americanos. País alegou motivos de "segurança nacional" e não vai vender o jogo para computador.

O jogo "Battlefield 4" foi proibido na China "por questões de segurança nacional". O país é destaque no jogo cujo enredo fala de uma conspiração militar contra o governo local. Com a decisão, o jogo da famosa franquia da Electronic Arts não poderá ser vendido no mercado chinês e nem qualquer produto relacionado a ele, segundo comunicado do Ministério da Cultura chinês. As informações foram divulgadas pelo site "PCgames.com.cn".

No game que se passa em 2020, Almirante Chang planeja um golpe de Estado contra o governo chinês, apoiado pela Rússia. Os atos do comandante militar deixam Pequim a beira de uma guerra com os Estados Unidos. O jogador pode escolher ficar ao lado das forças chinesas, russas ou americanas.

Polêmica antiga

Já era esperado que a China se manifestasse negativamente a respeito de "Battlefield 4" já que antes de seu lançamento, jornais militares chineses já vinham criticando o conteúdo classificado por eles como "propaganda estrangeira". As redes sociais chinesas bloquearam o título em mandarim do game, mas ainda sim é possível baixar o jogo para computador por lá procurando pelo nome em outros idiomas. Imagina quando lançarem para celular?

"Battlefield 4" também está disponível para PS3 e Xbox 360, mas atualmente esses videogames são proibidos no país. Pelo jeito os desenvolvedores não estavam brincando quando disseram que "Call of Duty" não é o principal rival da franquia...

Electronic Arts
sobre
o mesmo tema