Por Victor Viana
"Aves de Rapina": veja os filmes usados como inspiração pela diretora do longa
"Aves de Rapina": veja os filmes usados como inspiração pela diretora do longa
O filme "Aves de Rapina" só estreia no Brasil em 6 de fevereiro de 2020. No entanto, todo mundo que é fã de histórias em quadrinhos já está contando os dias para ver a estreia do "novo filme da Arlequina". No entanto, o Purebreak precisa dizer que o longa é bem mais do que isso. Inclusive, a diretora Cathy Yan se inspirou em vários clássicos do cinema. Veja quais são.

Depois do sucesso em "Esquadrão Suicida", a DC Comics percebeu que precisava investir um pouco mais na Arlequina, personagem interpretada muito bem por Margot Robbie. Foi por isso que a Warner Bros. começou a trabalhar em "Aves de Rapina", filme que a conta a história do grupo de anti-heroínas comandando pela ex-namorada do Coringa. Ao lado de Harley Quinn, Caçadora (Mary Elizabeth Winstead), Canário Negro (Jurnee Smollett-Bell), Cassandra Cain (Ella Jay Basco) e Renee Montoya (Rosie Perez) se unem para combater o crime de um jeito nem um puco convencional. Em recente entrevista ao Heroic Hollywood, a diretora Cathy Yan revelou que se inspirou em alguns clássicos do cinema para fazer o filme.

A cineasta disse que a estrutura e o visual da produção são uma mistura de "Pulp Fiction" com o "Rashomon", um clássico do cinema japonês. Assim como no longa de Akira Kurosawa, Arlequina é quem narra a história de "Aves de Rapina" e por isso não é muito confiável acreditar em tudo o que é dito. "Laranja Mecânica" foi inspiração para montar a boate que pertence ao Máscara Negra, interpretado por Ewan McGregor. Além disso, a relação entre a protagonista e Cassandra é parecida com as dos personagens de "O Profissional". Ou seja, deu pra perceber que o negócio vai ser bom. No entanto, caso você não conheça nenhum desses filmes, pode deixar que o Purebreak vai apresentar um por um.

"Pulp Fiction" (1994)

Dirigido por Quenten Tarantino, o filme mostra três histórias de criminosos que se cruzam em um determinado ponto. A produção é cheia de ação e possui momentos bastante violentos. Muito bom para quem curte o gênero.

"Rashomon" (1950)

O filme se passa no Japão do século XI, quando um lenhador, um camponês e um sacerdote, para fugir de uma tempestade, procuram abrigo nas ruínas do Portão de Rashomon. Lá, o sacerdote começa a contar sobre um julgamento em que foi testemunha, mas os depoimentos entram em conflitos.

"Laranja Mecânica" (1971)

Dirigido por Stanley Kubrick, o filme é uma distopia que mostra uma gangue de amigos muito perigosa. Ao passar várias noites praticando todo tipo de crime, o líder do grupo é finalmente preso. Com isso, ele é submetido à técnicas que vão modificar o seu comportamento. Só assim ele poderá ganhar sua liberdade.

"O Profissional" (1994)

Com apenas 12 anos de idade, Mathilda (Natalie Portman) já sabe como a vida real funciona. Após sua família ser assassinada por um agente antidrogas, a menina se junta ao seu vizinho, um assassino de aluguel, para vingar a morte dos seus pais e irmãos. O longa é dirigido por Luc Besson.

sobre
o mesmo tema