Por Carolinne Rigotti
"Brooklyn Nine-Nine": confira 99 curiosidades sobre a série de comédia
"Brooklyn Nine-Nine": confira 99 curiosidades sobre a série de comédia
Cancelada, renovada... a verdade é que "Brooklyn Nine-Nine" foi roubando o coração da galera aos poucos e hoje em dia é um ícone! E é claro que a redação do Purebreak também ama essa série e pensamos: por que não oferecer 99 curiosidades para os apaixonados pela trama? Então, toma aí esse presente pra começar 2020 com chave de ouro! NINE-NINE!

É normal vermos várias séries policiais, mas convenhamos, nenhuma delas é parecida com "Brooklyn Nine-Nine"! Não tirando o mérito das outras histórias, claro, mas a série de comédia da NBC mostra Jake Peralta (Andy Samberg), Capitão Holt (Andre Braugher), Amy Santiago (Melissa Fumero), Terry Jeffords (Terry Crews), Rosa Diaz (Stephanie Beatriz), Charles Boyle (Joe Lo Truglio), Hitchcock (Dirk Blocker), Scully (Joel McKinnon) e os demais policiais e assistentes da delegacia lutando contra o crime e passando por situações que até eles mesmos duvidam... E, claro, essa "batalha" é vista de uma forma bem leve e divertida! Mas, vamos parar de enrolar? Hoje estamos aqui não para falar sobre o desenrolar da trama, mas sim para contar NOVENTA E NOVE curiosidades sobre esse ícone de série! Preparados? Já respira fundo, porque é muita informação!

1- Todos os atores tiveram que fazer um teste específico: improvisar uma cena com Andy Samberg.

2- Era o co-criador da série, Dan Goor, quem fazia o mugido da vaca no episódio que eles viajam para Nova York. Já imaginou a cena dos bastidores?

3- Stephanie Beatriz fez o teste para interpretar Amy Santiago, enquanto Melissa Fumero também era cotada para o papel. No final das contas, a personagem de Rosa surgiu e caiu como uma luva para a atriz! Aliás, a ideia inicial era que a personagem fosse interpretada por Chelsea Peretti, mas os criadores da série pensaram no personagem perfeito para a artista. Aí nasceu a Gina!

4- Como citado acima, Gina foi feita exclusivamente para Chelsea Peretti. Goor e Mike Schur trabalharam com a atriz em "Parks and Recreation" e pensaram na personagem de acordo com a personalidade da artista.

5- Se Rosa representa a versão feminina do Capitão (porque, vamos combinar, nenhum dos dois é muito bom em demonstrar emoções, né?), Stephanie Beatriz é completamente o oposto. A atriz comentou que chorou quando soube que Melissa tinha ficado com o papel de Amy. "Eu fiquei muito feliz por ela, mas também sabia que um canal não ia contratar duas latinas. Isto não acontece. É sempre só uma de nós. E aí, dois dias depois, minha agente me ligou e disse: 'Adivinha?!'. Foi incrível", relata.

6- E por falar nisso, Stephanie Beatriz foi "eleita" a atriz menos parecida com sua personagem. Já Terry Crews é o mais parecido.

7- Andy Samberg é MUITO apaixonado por "Duro de Matar" - por isso Jake usa tantas referências do filme na série.

8- Por conta desse amor de Andy, o sonho dos criadores é convidar o ator Bruce Willis para uma participação especial na série. Pelo menos o ator Reginald VelJohnson, que fez parte da franquia, apareceu por lá.

9- Como uma série de humor pode abordar temas pesados sem perder a sua "essência"? Além de mostrar um elenco bem diversificado, volta e meia vemos episódios no qual algum personagem negro relata uma cena de racismo, muitas vezes cometida por policiais. "Quando eu fui parado outro dia, eu não era policial. Eu não era um cara que morava em um bairro procurando o brinquedo da filha. Eu era um homem negro, um homem negro perigoso. Era isso que eu conseguia ver, uma ameaça. E eu não conseguia parar de pensar nas minhas filhas. E no futuro delas. E em como, em alguns anos, elas poderiam estar andando na rua, procurando o brinquedo das filhas delas e serem paradas por um policial ruim. E elas provavelmente não vão poder dizer que são policiais para sair de enrascadas. Eu não gosto desse pensamento, e eu vou fazer algo sobre isso", disse Terry em uma das cenas do episódio que falou apenas sobre racismo.

10- Os criadores da série queriam ver algumas características dos atores também em seus personagens. Por isso, antes de concluírem o piloto, pegaram alguns aspectos da vida pessoal deles para os papéis.

11- Terry Crews, por exemplo, além de ter o mesmo nome em cena, também carregou várias características pessoais: além do amor por iogurte, seu instinto paterno, o fato de gostar de uma academia e até a minivan também aparecem em cena.

12- Quando os atores foram convocados para discutir sobre o projeto, ainda não existia um roteiro. Mesmo assim, todos aceitaram participar, porque trabalhar com os mesmos criadores de "Parks and Recreation" já era o suficiente pra eles.

13- Para tornar tudo isso mais real, conselheiros da polícia foram aos sets para dar dicas de abordagem. Eles até aprenderam a atirar com armas de verdade!

14- A grande família da Amy (já foi mencionado na série que a personagem tem sete irmãos) sempre foi do interesse do público. Tanto que o produtor já tinha avisado no Reddit que pretendia mostrar um pouco mais da família Santiago. Na sexta temporada, Lin-Manuel Miranda surgiu como David que, além de irmão, é rival de Amy.

15- Michael Schur também é responsável por "The Good Place" e fez participações no roteiro de "The Office".

16- Como citado aqui em cima, Schur é responsável por "The Good Place". Se isso tem alguma coisa a ver, não sabemos, mas vários atores aparecem nas duas séries, como Marc Evan Jackson, Maya Rudolph e Jason Mantzoukas. E os personagens das duas histórias são sensacionais, vocês não se arrependeriam de dar uma chance, hein!

17- Para ficar o mais natural possível, eles gravam seguindo o roteiro e depois filmam improvisando em cima do que está no texto. O que ficar mais espontâneo e engraçado, é exibido.

18- Aliás, o "hot damn" soltado pelo Capitão foi um total improviso de Andre Braugher. E a cena se tornou icônica!

19- Joel McKinnon, que interpreta o Scully, fez aulas de canto na infância. Portanto, as cenas que o policial aparece cantando ópera são reais!

20- Zooey Deschanel fez uma participação na série, mas vocês perceberam que se trata de Jessica Day, sua personagem em "New Girl"? Sim, esse crossover aconteceu! E os personagens de "B99" também aparecem na série "vizinha".

21- Da mesma forma que aconteceu com Courteney Cox em "Friends", Melissa Fumero também ficou grávida enquanto estava na série. Para não ter que engravidar a personagem, Amy começou a aparecer com roupas mais folgadas, além de terem aproveitado para colocá-la como infiltrada em uma cadeia - na ocasião, a policial estava grávida e Jake era seu obstetra, assim, podiam conversar sobre o caso sem levantar suspeitas nas detentas.

22- O primeiro trabalho de Andy na TV foi como assistente de produção de "Spin City" e "Brooklyn 99" é gravada na mesma locação!

23- Andy Samberg não queria trabalhar mais na TV. Mas seu sucesso no programa "Saturday Night Live" chamou a atenção dos produtores de "B99" e Jake Peralta o fez mudar de ideia. Ainda bem!

24- O título da série no Brasil é "Lei e Desordem".

25- A bissexualidade de Rosa é inspirada em experiências pessoais de Stephanie Beatriz. A atriz se assumiu bi em 2016.

26- E, por falar nisso, Gina Rodriguez faz uma participação na série! A nossa amada protagonista de "Jane the Virgin" desistiu de tirar férias só para poder aparecer no episódio sobre a bissexualidade de Rosa.

27- Terry Crews revelou que seu primeiro trabalho foi como desenhista de cenas de tribunal no que foi considerado o pior caso de assassinato da história da cidade de Flint, Michigan. TENSO!

28- Este talento de Terry fez com que o ator enviasse seus desenhos para a Disney, na esperança de conseguir um trabalho. Como não foi chamado pra nada, ele seguiu a carreira no futebol americano e, depois disso, na atuação.

29- Terry não é o único do elenco da série que tem talento para desenhar! Joe Lo Truglio fez as animações do programa "The State", da MTV.

30- Jake Peralta e Capitão Holt são os únicos personagens que aparecem em TODOS os episódios da série.

31- Antes de Mike Schur terminar o esboço da trama, quatro emissoras brigavam pelos direitos autorais. A Fox acabou saindo como vencedora, mas, posteriormente, cancelou a série. A NBC viu aí sua chance de brilhar mais um pouco e recuperou "B99"!

32- Andy e Goor improvisaram a frase "Welcome to the murder" (bem vindo ao assassinato, em tradução livre), enquanto eles filmavam o piloto. O autor, inclusive, considera a fala uma de suas preferidas da série.

33- Vocês por acaso lembram do rosto de Melissa Fumero de outro lugar? Porque, em "Gossip Girl", quando Blair Waldorf (Leighton Meester) vai para a faculdade e cria um novo grupo, Fumero surge como uma de suas seguidoras na série da The CW!

"Brooklyn 99": Melissa Fumero participou de "Gossip Girl"
"Brooklyn 99": Melissa Fumero participou de "Gossip Girl"

34- Stephanie Beatriz também fez algumas participações especiais em "Modern Family", como Sônia, irmã de Glória (Sofia Vergara).

35- Sabe o "Nine-Nine" que a equipe costuma entoar de vez em quando? Foi o próprio Terry Crews quem trouxe isso para a história! O ator costumava falar isso em dias mais longos de filmagens, para animar o elenco. Acabou virando também um grito de guerra para a equipe na trama, né?

36- Os escritores gostam de revezar os pares de personagens, para tornar tudo mais diversificado.

37- Mesmo se passando no Brooklyn, a série é originalmente filmada na Califórnia.

38- Stephanie Beatriz nasceu na Argentina e se mudou para os Estados Unidos com a família aos 3 anos de idade. Já Fumero, é norte-americana, mas filha de pais cubanos.

39- O "cool cool cool" dito frequentemente por Jake (e até por outros personagens, de vez em quando) era, na verdade, um bordão do próprio Andy Samberg, que falava isso entre as cenas para fazer o elenco rir.

40- Andy Samberg, Joe Lo Truglio e Chelsea Peretti são os atores que mais se sentem confortáveis para arriscar no improviso.

41- Na cena que Boyle fala sobre a mulher mais velha que já ficou, Andy realmente não conseguia parar de rir. Então, a produção aproveitou a reação natural do ator para o episódio.

42- O ratinho que vive na gaveta de Jake foi "batizado" com o nome inspirado no conto "Flores para Algernon". Além disso, o conto surge também na lista dos 15 livros que Jake já leu.

43- Chelsea Peretti diz que o episódio na casa de praia foi o mais difícil de ser gravado sem rir. "Eu não conseguia fazer. Ele estava dizendo as coisas mais chatas possíveis... Mas é difícil parecer entediada numa hora dessas", disse a atriz na época.

44- Na cena em que Jake diz que Amy está linda durante uma abordagem (no episódio piloto), Fumero realmente revirou os olhos e chegou a acreditar que tinha estragado o take. Ainda bem que todo mundo gostou da reação espontânea, né?

"Brooklyn 99": Melissa Fumero revirou os olhos de forma espontânea e até achou que tinha destruído a cena
"Brooklyn 99": Melissa Fumero revirou os olhos de forma espontânea e até achou que tinha destruído a cena

45- É bem capaz de vermos Holt e Kevin renovando os votos de casamento nas próximas temporadas: os escritores já revelaram que têm essa vontade.

46- O tal do "nome do seu filme pornô" era uma mania que os atores tinham nos bastidores e que acabaram levando também para a série.

47- Andre Braugher gosta de contar quantas vezes ele saiu do personagem durante as filmagens de cada temporada.

48- O episódio que Jake e Rosa são presos é gravado em uma prisão real e abandonada, localizada em Los Angeles.

49- Sabe aquelas cenas antes da abertura, conhecidas como "cold opens"? Goor disse que tem as suas preferidas: a da tarântula, a da full bullpen, a do hot damn e a do Pimento escondido no armário de Nikolaj.

50- Os roteiros são criados da seguinte maneira: os seis primeiros episódios são escritos durante o período de pré-produção, que costuma durar 10 semanas, e o restante é finalizado conforme a temporada é filmada.

51- "Parks and Recreation" realmente fez e faz parte da vida da equipe! Prova disso é que alguns objetos usados em "Brooklyn Nine-Nine" são reaproveitados da trama de 2009.

52- Mesmo depois que Chelsea Peretti saiu da série, os criadores deixaram bem claro que nenhum outro personagem entraria para "substituir" Gina.

53- Nick Offerman é o responsável por falar "Fremulon" nos créditos ao final de cada episódio.

54- A partida de futebol americano disputada pelos policiais contra os bombeiros é, na verdade, uma homenagem para Terry Crews. Para quem não lembra, o personagem acaba virando o herói dos campos no momento - e, como já mencionado aqui antes, o astro seguiu carreira no esporte antes de virar ator.

55- Samberg já tinha comentado a forma que eles abordam os assuntos sérios (como racismo e saúde mental) sem perder o respeito e, de certo modo, a graça da série. "Toda vez que lidamos com algo tão complexo como isso... Tem que ser a história certa, para que nós façamos tudo corretamente e não fique contraditório, ao fazermos uma piada sobre isso ao mesmo tempo em que respeitamos. É por isso que episódios como o da Rosa decidindo se assumir ou quando Terry sofre racismo em seu próprio bairro, esses episódios levam mais tempo, porque, se você errar, a coisa fica feia", disse o astro.

56- Dan Goor falou um pouco sobre o processo de gravações para a saída da Gina: "Quando conversei com Chelsea, o pedido que ela fez era que fosse divertido e emocionante. Ela é um dos seres humanos mais engraçados do mundo e realmente valoriza a comédia, então foi o que tentamos fazer. Ela é uma personagem amada no programa e, portanto, há momentos bem sinceros. Queríamos fazer justiça à personagem. Cada ato é uma história diferente de Gina e ela é muito boa no último episódio. Ela é tão engraçada e tão boa atriz que é uma alegria assistir. Embora seja triste ver um membro de família saindo, estamos muito orgulhosos de Chelsea. (...) Além disso, tenho certeza que este não é o último episódio em que veremos Gina Linetti", disse.

57- Rosa se chamaria Meghan, na verdade.

58- Um episódio abordou diretamente o movimento #MeToo e teve a personagem Amy relatando um assédio sexual. "Eu nunca fiz um episódio como esse. O público conhecerá um lado dela nunca visto antes", disse Fumero sobre o acontecimento. Além disso, o episódio marcou a estreia de Stephanie Beatriz na direção.

59- Por falar no movimento #MeToo, Terry Crews teve um papel importante (e triste) na campanha. O ator revelou que também já sofreu assédio sexual por parte do produtor de Hollywood, Adam Venit.

60- Crossover ou coincidência? Mesmo após anos do fim de "Breaking Bad", uma carinha conhecida na série surgiu em "Brooklyn Nine-Nine". Luis Moncada aparece na trama de comédia como um bandido perigosíssimo, mas o que mais chama atenção é que seu personagem é BEM parecido com o da série de suspense, com direito às mesmas roupas, olhar e trejeitos. Será que foi uma homenagem ou eles nem perceberam isso?

61- O cachorrinho Corgi que "interpretava" Cheddar, bichinho de estimação do Capitão, infelizmente não está mais entre nós. O doguinho morreu aos 13 anos de idade e recebeu diversas homenagens não apenas do tutor, como do elenco da série.

62- O atual presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, já foi mencionado em uma dublagem. A série é transmitida no país pelo canal de TV à cabo TNT e toda a história não passou de um mal entendido. Na história, Boyle usa o termo "tramp" (ou "vagabundos") para se referir a ele e aos amigos, mas a equipe de dublagem acreditou que seria uma referência ao presidente norte-americano Donald Trump e colocou termos que faziam referência ao brasileiro. A emissora só notou o erro depois que internautas começaram a reclamar. "Pedimos desculpas pela dublagem realizada no episódio 5x04 de 'Brooklyn 99', em que as falas do personagem Boyle tomaram uma direção diferente da versão original. A TNT solicitou a correção e estamos revisando todos os materiais. Além disso, estamos comprometidos em reforçar o controle de qualidade das dublagens dos conteúdos exibidos em nosso canal e empenhados em entregar os futuros episódios com a tradução mais próxima da versão original", diz o texto.

63- No episódio que o casaco de franjas de Boyle pega fogo, os atores queriam REALMENTE colocar fogo no ator! A equipe já estava separando os extintores, preparando os dublês, mas o chefe de estúdio não deixou rolar de jeito nenhum e foi usado efeito especial.

64- Vocês perceberam que depois da "bronca" que Holt deu em Peralta no primeiro episódio, por causa da falta de uso de gravata, o amado da Amy sempre surge com o utensílio - de formas bem aleatórias ou com estampas diferentonas?

65- A cicatriz de Rosa não é algo da personagem ou por estilo. Stephanie Beatriz tropeçou em uma peça de Lego quando era pequena e a queda causou essa marca.

66- Dá para ver uma bandeira do Brasil no 14º episódio da primeira temporada, da mesma forma que o país volta a ser citado em sua sexta temporada - e Jake pareceu bem animado com isso... Bem que a gente podia ter um episódio gravado por aqui, né?

67- Pete Davidson, ex-namorado da Ariana Grande e ex-parceiro de trabalho de Adam, faz uma participação na série.

68- No primeiro episódio, Holt pede para que Terry fale um pouco sobre os policiais e, logo de cara, ele fala de Hitchcock, Scully e uma tal de Daniels - que não aparece mais na série. Depois foi revelado que a personagem foi incluída apenas para homenagear Greg Daniels, um dos criadores da história.

69- Peralta e Gina se conhecem desde pequenos na série... e na vida real também! Andy Samberg e Chelsea Peretti estudaram juntos e sempre foram muito amigos. Aliás, a atriz tinha até uma quedinha pelo colega de classe...

"Brooklyn Nine-Nine": Andy Samberg e Chelsea Peretti estudaram juntos na infância
"Brooklyn Nine-Nine": Andy Samberg e Chelsea Peretti estudaram juntos na infância

70- Vocês lembram da Susan Boyle, participante do "Britain's Got Talent" de 40 anos e que saiu vencedora do programa? Ela é prima do nosso Boyle!

71- Vocês acham mesmo que a cultura do Brasil não é conhecida pelos atores? O astro Jason Mantzoukas, que fez participações icônicas na série, tem a cantora Gal Costa como uma de suas preferidas.

72- O jogo Kwazy Cupcakes, que deixa o Capitão, Gina e Hitchcock viciados, foi criado exclusivamente para a série.

73- Alguns atores da história já trabalharam juntos antes: Joel McKinnon e Terry Crews atuaram no filme "Friday After Next", enquanto Andy Samberg e Joe Lo Truglio participaram de "I Love You Man".

74- Depois de algumas temporadas, podemos ver uma foto de Jake e Amy em cima da mesa do policial. A imagem, no caso, foi tirada "na vida real" pelos atores e, claro, aproveitada no cenário. Tão perfeitinhos!

75- Andy faz parte de um grupo de comédia chamado The Lonely Island e os outros integrantes, Jorma Taccone e Akiva Schaffer, já participaram de alguns episódios de "Brooklyn Nine-Nine".

76- Chelsea Peretti estava realmente grávida no período que Gina falou que teria um bebê.

78- Cagney e Lacey, as gêmeas de Terry, receberam esse nome na série em homenagem à uma produção de mesmo nome, de 1981, que conta a história de duas detetives que são parceiras em Nova York.

79- Stephanie Beatriz não consegue enxergar sem seus óculos.

80- As pastas de Holt são organizadas na ordem das cores da bandeira LGBTQI+.

81- O marido de Melissa, David Fumero, faz uma participação na série. Ele é aquele escritor que Amy é apaixonada e que deixa Jake doido de ciúmes.

82- Andre Braugher não era muito acostumado a atuar em séries/filmes de comédia: participando sempre de projetos dramáticos, o ator achou que o Capitão Holt não seria tão engraçado como os demais personagens.

83- O primeiro trabalho de Melissa na TV foi em "One Life To Live" (1968/2012), como Adriana.

84- Já falamos do amor que os roteiristas de "B99" têm por Chelsea Peretti, ainda mais por terem trabalhado com ela em "Parks and Recreation", mas a comediante estava agindo por trás das câmeras! Ela só surgiu em cena durante uma participação no episódio "Live Ammo". Andy também participou da série como o guarda florestal Carl Lorthner.

85- Melissa Fumero já foi professora de balé! A atriz trabalhou como dançarina profissional até um pouco antes de completar 30 anos.

86- Segundo o próprio Andy, esta audição abaixo (2:50) foi o que fez Lorne Michaels considerar a sua entrada definitiva no "SNL".

87- Lembra que falamos que Andre Braugher tinha uma preocupação em interpretar Holt, por estar acostumado a papéis mais dramáticos? Então, o astro e Stephanie Beatriz têm muito mais experiências interpretado obras de Shakespeare do que em comédia! Sim, "B99" foi o primeiro trabalho engraçado deles e a dupla demorou um pouquinho para se acostumar com a pegada mais improvisada e descontraída da série da NBC.

88- Multitalentoso mesmo, hein? Já falamos dos inúmeros trabalhos que Terry fez antes de ingressar em "Brooklyn Nine-Nine" - fora os que nem precisamos mencionar, né? -, mas vocês sabiam que o cara também sabe tocar flauta como ninguém desde os 8 anos de idade?

89- Joe Lo Truglio também trabalha com dublagens! O cara participou de games como "The Warriors", "Grand Theft Auto" e "Anthem".

90- Além disso, o cara aparece, faz participações e até canta em "A Escolha Perfeita 1 e 2"!

91- Em 2014, as pessoas que dirigem e usam o app Waze para se encontrar nas ruas poderiam selecionar a voz de Terry Crews para dar as instruções.

92- Chelsea Peretti decidiu se casar de uma forma bem diferente: ela simplesmente "fugiu" com seu marido, Jordan Peele, e o cachorro do casal para Big Sur, na Califórnia, só chamaram uma representante chamada Soaring e oficializaram a união lá, sem a presença de convidados, nem nada. Ah, e não existe nada mais Gina do que Chelsea explicando como isso aconteceu:

,

93- E por falar em casamentos, Melissa conheceu o seu amado nos sets de "One Life To Live", mas ela assumiu que já tinha um crush por ele desde que o viu no clipe de "Honey", da Mariah Carey.

94- Andy Sanberg e Melissa Fumero fazem aniversário apenas com um dia de diferença: o intérprete de Peralta completa mais um aninho de vida no dia 18 de agosto e seu par romântico na trama completa no dia 19! O mesmo acontece com Chelsea Peretti (20 de fevereiro) e Joel McKinnon (21 de fevereiro).

95- "Brooklyn Nine-Nine" já fez parte do Universo DC. Sim, é isso mesmo que você está lendo! Em "Batman #75", Jake e Amy têm seus nomes riscados em suas mesas, que agora são comandadas por Coringa e Charada. Além disso, o cenário também ficou bem fiel ao da série!

"Brooklyn Nine-Nine" recebeu homenagem em um dos quadrinhos do Batman
"Brooklyn Nine-Nine" recebeu homenagem em um dos quadrinhos do Batman

96- Depois da mudança de emissora, os produtores afirmaram que tiveram mais liberdade de abusar dos palavrões e conteúdos um tanto mais adultos.

97- Na época do cancelamento, "Brooklyn Nine-Nine" ganhou uma versão canadense, com novos atores.

98- A foto com Peralta que está na mesa da Amy é, na verdade, um clique que os atores fizeram nos bastidores! Fofos demais <3

99- Stephanie Beatriz recebeu um presentão de um fã: ao dizer que ficou animada vendo que a Batwoman ganharia uma série especial, a intérprete da Rosa foi desenhada no uniforme da heroína! "Morreria para viver esse papel. É uma das melhores personagens desse universo", disse a artista.

sobre
o mesmo tema