Larissa Barros Redatora
A louca do K-Pop e música em geral, adoro saber tudo de novo que surge no mundo, de teorias da conspiração até o último modelo de celular. Aquariana raiz, adoro tudo que é diferentão e não faço nada sem uma trilha sonora para acompanhar.
Você já ouviu falar de "haunting"? Não, não é uma história de terror, mas algo que seu ex pode estar fazendo para desequilibrar sua saúde mental. Intrigado? Vamos explorar esse fenômeno digital que vem assombrando os rompimentos modernos.

Vamos nos situar. Começamos a sair com alguém, iniciamos um relacionamento e de repente, a pessoa desaparece. Talvez tenhamos sido vítimas de um "catch and release" ou simplesmente foi um relacionamento curto em que havia muitas intenções no começo e depois nada. Ou talvez tenha sido um relacionamento mais duradouro.

O tempo passa, seguimos todos os conselhos para superar um rompimento e do nada, essa pessoa começa a rondar novamente nossas redes sociais. Vê nossas stories, curte nossas fotos, busca nossa atenção e até nos escreve quando já acreditávamos estar recuperadas.

Trata-se de uma técnica de paquera que um ex usa para tentar te conquistar novamente e se chama "haunting".

O que é o "haunting"

A palavra "haunting" significa, traduzida do inglês, encantador. Mas se levarmos ao termo dos relacionamentos, na verdade deriva do substantivo "haunt", também uma palavra inglesa que significa esconderijo em espanhol. Se usarmos como verbo, "haunting" seria algo como levar ao esconderijo, ou seja, perseguir alguém até a obsessão.

Está diretamente relacionado com o "ghosting", porque sim, minha amiga, alguém nos faz "haunting" depois de ter nos feito "ghosting". Volta a "rondar" nas redes sociais depois de ter mostrado pouco interesse no passado em ser seu parceiro apenas para chamar sua atenção e fazer você cair novamente na teia dele.

O risco do "haunting" quando tivemos um relacionamento tóxico
Embora María Esclapez, psicóloga, sexóloga e terapeuta de casais, diga em seu livro "Me quiero, te quiero" que "não existem pessoas tóxicas, existem pessoas com histórias e aprendizados que emitem comportamentos tóxicos", a verdade é que ao aprender termos como o "haunting", não podemos evitar pensar que alguém capaz de fazer isso a outra pessoa, parece sim ser tóxico. Ou pelo menos com pouca responsabilidade afetiva.

Não serei eu quem dirá que a pessoa que faz "haunting" é uma pessoa tóxica, mas o que é certo é que esse "haunting" é algo comum em relacionamentos tóxicos, especialmente com perfis narcisistas. Quando falamos de um perfil narcisista, estamos falando de pessoas que precisam reforçar sua autoestima à custa dos outros.

Se tivemos um relacionamento tóxico, e o perfil com o qual estivemos é narcisista, é mais do que provável que o "haunting" apareça. Principalmente porque precisa que você dê atenção a ele para alimentar seu ego. A própria Esclapez nos explica em seu livro que os narcisistas têm vários pontos em comum, e detalho três que se aplicam muito ao que estamos falando hoje:

  • Eles precisam agradar, por isso, quando começam a dar likes e interagir, parecem novamente o príncipe encantado de Shrek (embora todos saibamos como é realmente esse personagem).
  • Eles precisam ter a outra pessoa a seu serviço ou dependente dele/dela. Quando acredita que desapareceram da sua vida, eles retornam para que você esteja atenta a eles.
  • São muito propensos ao "ghosting", algo que acontece logo antes do "haunting".
  • O risco do "haunting" quando tivemos um relacionamento tóxico, é que esse tipo de relacionamento geralmente vem acompanhado de algo que Esclapez chama de "efeito montanha-russa emocional", uma sequência de altos e baixos que provocam reforço intermitente e, segundo os especialistas da Xataka, um vício.

Como a psicóloga explica, "o problema dos dramas é que o efeito montanha-russa emocional é garantido. Quando as coisas estão indo mal, você resiste mais para se afastar dessa pessoa. Você acha muito mais difícil superar um rompimento", afirma. Se nos fazem "haunting" para chamar nossa atenção e ainda não superamos esse rompimento, a técnica de paquera que nosso ex está usando, funcionará.

Ao alimentar o ego dele, nossa saúde mental será prejudicada. Voltaremos a nos perguntar o que aconteceu e por quê, gerando frustração, por exemplo. Isso pode nos causar ansiedade e até desencadear traumas do passado, inseguranças e reduzir nossa autoestima.

O que fazer se me fizerem "haunting"

O mais recomendável quando perceber que estão fazendo "haunting" nas redes sociais é estabelecer limites e até bloquear essa pessoa. Não apenas para evitar que veja suas publicações, mas também para que você não saiba que ela viu, porque você poderia entrar em um vórtice de obsessão onde está sempre verificando se ela está te buscando ou interagindo.

E se a situação nos sobrecarrega, o ideal é procurar ajuda psicológica que nos forneça ferramentas para evitar que essa pessoa que nos machucou com seu "ghosting", volte a fazê-lo com seu "haunting".

sobre
o mesmo tema