Rahabe Barros Editora
Libriana, boa de papo e apaixonada por reality show. Louca por gatos, não vivo sem café e com planos de dar uma volta ao mundo são outras curiosidades ao meu respeito. Após 10 anos, sigo encantada pelo jornalismo e por essa evolução diária da comunicação
9 Fotos
Veja as fotos!
Quantas vezes você se deparou com personagens LGBTQIAP+ sendo interpretados por atores héteros por novelas, séries e até mesmo no cinema? No Mês do Orgulho, o Purebreak enfatiza que - infelizmente - falta a representatividade de uma figura queer como referência para os jovens, contando suas histórias de forma autêntica. Veja uma lista com mais de 20 papéis que poderiam ter sido estrelados por artistas da comunidade!

Não é de hoje que personagens LGBTQIAP+ de destaque são interpretados por artistas héteros. Um dos maiores debates levantados nos últimos anos Brasil e mundo afora aponta que isso pode causar uma limitação na carreira de quem pertence à comunidade.

Sobre um outro ponto de vista, temos também que questionar a falta de diversidade. Mas como assim? Em 90 anos do Oscar, por exemplo, a premiação se mostrou pela primeira vez atenta às críticas e comentários sobre a falta de representatividade. Só em 2022 que houve seu primeiro avanço com a conquista histórica de Ariana DeBose, a primeira negra e abertamente queer a ganhar uma estatueta pelo filme "Amor, Sublime Amor" no papel de Anita.

O pedido é um só: que atores queer sejam reconhecides por seus talentos e que tenham o privilégio de estrelarem na ficção não só como outros tipos de personagens, mas também como sua mais fiel versão. Aqui, o Purebreak listou alguns papéis LGBTQIAP+ que marcaram o cinema, séries e TV que foram feitos por héteros. Acompanhe!

Relembre papeis LGBTQIAP+ que foram feitos por héteros

"Love, Victor" / "Love, Simon" (2020/2018)

A série "Love, Victor" e o filme "Com amor, Simon" causaram polêmica. Em ambas as produções, a direção recrutou atores héteros para interpretarem personagens gays.

Love Simon GIF - Love Simon Kiss - Discover & Share GIFs

Em "Love, Simon", por exemplo, Nick Robinson deu vida a Simon Spier, um adolescente de 17 anos que aparenta levar uma vida comum, mas sofre por esconder um grande segredo: não revelou ser gay para sua família e amigos. E tudo fica mais complicado quando ele se apaixona por um dos colegas de classe, anônimo, na internet.

"Amor à Vida" (2013)

Digerindo uma torta de climão | Blog Troll TVG

Essa dupla foi bem marcante para a televisão, mas levantou muitas questões. Na trama, Thiago Fragoso interpretou o "Carneirinho", enquanto Mateus Solano era Félix, um personagem nada caricato e, sim, vilão. Vale lembrar que os dois atores são héteros cisgênero.

"Bohemian Rhapsody" (2018)

Animated gif about gif in Bohemian Rhapsody (2018). by ɪ ᴡɪʟʟ ᴋᴇᴇᴘ ʏᴏᴜ ᴡᴀʀᴍ

Esse foi um filme que retratou de forma superficial a vida do cantor do Queen, Freddie Mercury, como um homem bissexual no meio da epidemia de Aids. O papel foi interpretado por Rami Malek, que é heterossexual.

"O Outro Lado do Paraíso" (2018)

◕‿◕✿)

Na novela da Globo, Eriberto Leão e Rafael Zulu protagonizaram um casal e movimentaram a web com o primeiro beijo de Cido e Samuel.

"Malhação: Vidas Brasileiras" (2019)

vidas brasileiras | Explore Tumblr Posts and Blogs | Tumgir

Com papel em "De Volta aos 15", da Netflix, Pedro Vinícius é membro da comunidade queer e se identifica como ela/dela no Instagram. No entanto, Giovanni Dopico é hétero. Em "Malhação", os dois interpretaram o casal Santiago e Michael, deram o que falar, e ele até reagiu aos comentários: "O processo de construção do personagem foi um grande desafio pra mim, ainda mais sendo meu primeiro trabalho na TV! Polêmicas e opiniões à parte, acredito que a arte supera qualquer desafio que o artista precisa vencer!".

"Azul é a cor mais quente" (2013)

azul é a cor mais quente. gifs | WiffleGif

Adèle Exarchopoulos e Léa Seydoux atuaram pelo filme lésbico francês. A história fala sobre duas mulheres trocando ideias sobre Jean-Paul Sartre enquanto se apaixonam. Na época, Seydoux, que se identifica como hétero, chegou a questionar sua sexualidade, mas ponderou: "Mas eu não tive nenhuma revelação".

"Weekend" (2011)

Liebe pelicula movie GIF on GIFER - by Barn

Chris New, que é gay, estrelou o filme ao lado de Tom Cullen. O longa conta o romance de dois homens durante um fim de semana. Mediante a algumas críticas, o diretor Andrew Haigh chegou a defender: "As identidades são complexas. Tom Cullen em 'Weekend' pode não ter sido gay na vida real, mas ele entendeu completamente e se relacionou com a psicologia de seus papel".

"Milk: A Voz da Igualdade" (2008)

Harvey milk pelicula GIF on GIFER - by Bladeconjuror

Sean Penn interpretou Harvey Milk, a primeira autoridade abertamente gay eleita na Califórnia, EUA. James Franco, que também é hétero, estrelou como um homem gay amante de Milk, Scott Smith.

"Brokeback Mountain" (2005)

Brokeback Mountain GIFs | Tenor

"Brokeback Mountain", ao ser lançado, levantou a importância da representação cinematográfica LGBTQ+, ao mesmo tempo que levantou uma questão: por que não dois atores gays para interpretarem Jack e Ennis? Os papéis ficaram com Jake Gyllenhaal e Heath Ledger.

"Me chame pelo seu nome" (2017)

Me Chame Pelo Seu Nome 2 | Reencontro de Elio e Oliver será em Paris

Nesta produção, dois homens se apaixonam durante um verão italiano. Timothée Chalamet e Armie Hammer receberam aplausos da crítica por suas interpretações de Elio, de 17 anos, e do acadêmico Oliver, 24. Porém, assim como o diretor Luca Guadagnino, também foram criticados na época por escalar heterossexuais para papéis gays.

"Orgulho e Paixão" (2018)

Espelho Da Vida Edv GIF - Espelho Da Vida Edv Novela - Discover & Share GIFs

O primeiro beijo gay na televisão pela faixa das 18h foi muito marcante, mas não foi interpretado por um membro da comunidade LGBTQIAP+. Foi Juliano Laham, como Luccino, que estrelou esse momento.

Atores héteros em papéis LGBTQ+ em novelas da Globo

Mas não para por aí. Aqui estão outros atores que ganharam destaques na televisão com papéis LGBTQIAP+ e, mesmo assim, não são membros da comunidade. Clara (Giovanna Antonelli) e Marina (Tainá Müller) na trama "Em Família", André e Toletini (Caio Blat e Ricardo Pereira em "Liberdade, Liberdade", Bruno Gagliasso como o personagem Júnior em "América", Marcelo Serrado foi o Crô em "Fina Estampa", Daniel Rocha em "Avenida Brasil" como Roni, Rafael Infante que fingia ser hétero em "Bom Sucesso" e muito mais!

Essas são as provas de que falta uma figura queer como referência para os jovens. Mesmo que atuar signifique transformar num personagem e não sobre quem você realmente é, mas quando gays, trans e queer participam eles contam suas verdadeiras histórias, é autêntico!

O ator Nick Westrate concordou em entrevista: "Há uma grande riqueza de comportamento, história cultural e experiências que, como pessoa queer, você simplesmente conhece. Como uma pessoa hétero, você perde muita coisa, e anos de preparação não vão mudar isso. Nossa vida inteira às vezes é premeditada em interpretar uma pessoa hétero. Pessoas hétero interpretando gays podem fazer sua pesquisa e assistir Ru Paul's Drag Race, mas não têm acesso à mesma profundidade de conhecimento".

sobre
o mesmo tema