Apaixonada por livros, séries e restaurantes com comida diferente. Libriana e curiosa, poderia passar horas pesquisando sobre os mais diferentes assuntos. Poucas coisas me fazem tão feliz quanto correr na praia, ir para um barzinho e comer um docinho após o almoço.
Estudos realizados por organizações como a OMS e a IDAE estabelecem diferentes faixas de temperatura para manter a boa saúde e a economia de energia em nossas casas.

A estação fria chegou na Europa e, depois de verificar o equipamento e fazer as tarefas de manutenção anteriores, é hora de ligar o aquecimento em casa. Surge então a pergunta sazonal de sempre, mas que é importante independentemente do calor ou frio: qual é a temperatura mais recomendável para obter um ambiente confortável sem gastar uma fortuna em eletricidade ou combustível?

Temperatura ideal em casa

A temperatura ideal dentro de casa dependerá de muitos fatores, como quem mora lá, se somos muito frios ou quentes, a idade e o estado de saúde dos habitantes, a região onde moramos, a umidade ambiente ou o tempo que passaremos dentro de casa. Além disso, há muitos estudos sobre o assunto, cada um com conclusões diferentes, dependendo se estamos buscando melhorar a saúde e o conforto ou a economia de energia. A seguir, analisaremos dois dos mais importantes a esse respeito.

A temperatura mínima em ambientes fechados para manter uma boa saúde

Se o que estamos procurando é descobrir qual é a temperatura mínima que deve estar dentro de uma casa para que ela seja considerada um ambiente saudável, podemos recorrer às diretrizes da OMS sobre moradia e saúde. A OMS afirma que há cada vez mais evidências de que as temperaturas internas frias têm consequências negativas para a saúde humana, pois o ar frio inflama os pulmões e inibe a circulação. Isso significa que o risco de doenças respiratórias como asma, piora da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e infecções pulmonares aumenta. Além disso, o frio também causa vasoconstrição, o que causa estresse no sistema circulatório.

Que temperatura é considerada fria demais em ambientes fechados para adultos saudáveis?

Bem, a OMS afirma que, para países com climas temperados ou moderadamente frios, a barreira é de 18°C para um ambiente seguro e equilibrado. Portanto, como podemos ler no estudo: "Não há risco demonstrável para a saúde de pessoas sedentárias saudáveis cuja casa tenha uma temperatura do ar entre 18 e 24 °C".

A Organização observa ainda que, para os grupos mais vulneráveis de habitantes, incluindo idosos, crianças e pessoas com doenças crônicas, pode ser necessária uma temperatura interna mínima superior a 18°C. Quantos graus a mais? Bem, isso não está claramente especificado, mas outros estudos recomendam que a temperatura doméstica para bebês e pessoas vulneráveis deve estar entre 22 e 24°C durante o dia e 18 e 20°C à noite.

Temperatura ideal se quisermos maximizar a eficiência energética e nos sentirmos confortáveis

Se forem pessoas de idade média e com boa saúde, podemos recorrer ao estudo do IDAE (Instituto de Economia de Energia e Diversificação Energética), no qual, levando em conta os critérios ergonômicos padronizados para o ambiente térmico, eles estabelecem a temperatura ideal de conforto em um ambiente fechado, como uma casa, e uma atividade "passiva", ou seja, quando não estamos fazendo nenhuma atividade física.

Nesse caso, eles a colocam no inverno entre 21°C e 23°C durante o dia e entre 15°C e 17°C à noite, se quisermos obter o máximo de eficiência energética e, ao mesmo tempo, manter um bom conforto em casa. Como podemos ver, esses valores são mais altos do que a faixa de temperatura mínima definida pela OMS de 18 graus Celsius, em que o conforto não foi levado em conta, mas apenas a saúde.

Se ultrapassarmos esses 23 graus durante o dia e a noite, o ar ficará mais seco e o desconforto dentro de casa aumentará, assim como o consumo de energia e, portanto, o custo no final do mês. De fato, os cálculos gerais do custo de energia para cada grau que elevamos a temperatura (ou a reduzimos no verão com o ar condicionado) em relação ao valor ideal podem significar um aumento de 5% a 10% no consumo de energia, como a eletricidade.

Temperatura em diferentes cômodos

Obviamente, como mencionamos no início, essa temperatura ideal dependerá de fatores como o cômodo em que a aplicamos. Por exemplo, ela não é a mesma no banheiro, onde queremos uma atmosfera momentaneamente mais quente para evitar que fiquemos com frio quando saímos do chuveiro, ou no quarto, onde só vamos dormir à noite, ou na sala de estar. No banheiro, por exemplo, por curtos períodos de tempo, podemos usar um aquecedor elétrico portátil de ação rápida que nos permitirá atingir aquelas calorias extras em um curto espaço de tempo sem ter que esperar que a casa inteira aumente a temperatura em alguns graus.

Um caso à parte é a cozinha, onde o calor do fogão aumentará a temperatura média durante o cozimento e onde geralmente passamos pouco tempo, e também temos equipamentos de refrigeração que funcionam melhor em temperaturas baixas ou moderadas, como geladeiras e freezers. Portanto, é aconselhável ter sistemas de aquecimento que possam ser controlados independentemente em cada cômodo ou, se tivermos um termostato unificado para toda a casa, ele deve ser instalado em uma área central e de uso médio onde passaremos a maior parte do tempo, como uma sala de estar.

sobre
o mesmo tema