Apaixonada por livros, séries e restaurantes com comida diferente. Libriana e curiosa, poderia passar horas pesquisando sobre os mais diferentes assuntos. Poucas coisas me fazem tão feliz quanto correr na praia, ir para um barzinho e comer um docinho após o almoço.
Alguns cuidados simples no dia a dia vão garantir que você passe pelo inverno sem sofrer com problemas na pele e nos cabelos.

Falta bem pouquinho para o inverno chegar! A estação do ano é perfeita para quem adora tomar um bom chocolate quente, ficar debaixo das cobertas vendo uma série e usar roupas estilosas de frio. Porém, como tudo tem seu lado bom e ruim, o inverno também é a época do ano em que a pele costuma ficar mais ressecada, os lábios ganham um aspecto rachado e os cabelos perdem hidratação. Mas não precisa se desesperar! Com alguns cuidados básicos, você consegue passar por essa estação sem grandes problemas. Veja a seguir 10 dicas de beleza para você seguir no inverno e curtir o friozinho sem neura!

1) Evite tomar banhos muito quentes

A verdade que você não deseja ouvir é que o grande vilão do inverno é a água quente. Nessa estação do ano, nossa pele e cabelos tendem a ficar mais ressecados e a água quente acaba tirando ainda mais a oleosidade do couro cabeludo. Ou seja: tomar banho muito quente deixa os fios bem ressecados, além de fazer com que eles ganhem mais frizz e se tornem mais quebradiços. Além disso, pode acontecer um efeito rebote: o sebo natural passa a se concentrar na raiz, deixando-a com aspecto oleoso. Por isso, apesar da tentação de tomar um banho muito quente nos dias frios ser grande, resista! O ideal é apostar na água morna.

2) Hidratação e mais hidratação

Não tem jeito: hidratação é a palavra-chave no inverno! Como os fios e a pele ficam mais ressecados nessa época do ano, vale muito a pena investir nesse processo. Você pode fazer a hidratação dos cabelos dentro de casa mesmo. Basta usar um produto mais potente. Vale ressaltar que essa dica não vale apenas para os cabelos! Hidratar a pele também é essencial no inverno, pois ela fica mais sensível com o frio. Por isso, invista em bons hidratantes faciais e corporais. Dica extra: a melhor hora de passar hidratante é depois do banho, já que a pele úmida absorve melhor!

3) Cuidado com os lábios!

Muitas vezes focamos tanto no cabelo e na pele que esquecemos de uma região do corpo que sofre muito com o frio: os lábios. A boca ressecada é um problema sério nessa época do ano pois, além de deixar os lábios com a aparência rachada, pode atrapalhar até na hora de falar ou comer. Por isso, invista em um bom hidratante labial. Existem vários bem baratinhos que, além de proteger sua boca, ainda a deixam mais bonita e brilhante.

4) Adapte sua rotina de skincare

Sua pele muda no inverno, então isso significa que a sua rotina de skincare também deve ser adaptada. Se você tem a pele oleosa no verão mas ressecada no inverno, não dá para usar o mesmo sabonete. A dica é apostar em higienizadores mais suaves, que agridem menos a pele. No quesito hidratação, o sérum é a melhor opção para as pessoas de pele oleosa, enquanto o gel-creme é o mais indicado para quem tem pele seca. O recomendado é sempre conversar com seu dermatologista para ter certeza de que está tomando os cuidados ideais para o seu tipo de pele.

5) Protetor solar deve ser usado o ano inteiro

Se você acha que o protetor solar só deve ser usado no verão, está muito enganado! Não é porque está frio que o sol e seus raios ultravioletas sumiram. Pelo contrário: eles continuam ali firmes e fortes, apenas mais escondidos. Portanto, sempre use protetor solar, mesmo que você não esteja vendo nem um raiozinho de sol.

6) Escolha o sabonete certo

Além de evitar a água quente no banho, é importante escolher o sabonete adequado. No inverno, evite aqueles que têm detergente em sua composição, pois essa substância acaba eliminando a barreira de proteção da pele. O ideal é apostar em sabonetes com maior poder de hidratação. Os syndets são ótimas opções! Uma outra dica é evitar o uso excessivo de buchas e esponjas, pois elas podem acabar agredindo a pele que já está sensível por causa do frio.

7) Beba MUITA água

Essa é uma das dicas mais importantes que você deve seguir no inverno - e no ano todo! Beber água faz bem para o funcionamento de todo o seu organismo. Não adianta hidratar sua pele com produtos se você mesma não está hidratada. A água evita o ressecamento e deixa sua pele com um aspecto muito mais saudável. Portanto, deixe sempre uma garrafinha de água à postos.

8) Protetor térmico na bolsa!

Sair com o cabelo molhado no frio é péssimo! Por isso, o uso de secador e chapinha aumenta muito durante o inverno. Você pode usar esses acessórios sem problemas, mas com uma condição: sempre use protetor térmico antes! Esse produto vai proteger o seu fio das altas temperaturas da chapinha e do secador, evitando que eles sofram danos.

9) Evite produtos com muita fragrância

No inverno, é importante optar pelos produtos de beleza com a menor quantidade de substâncias possível. Quanto mais compostos, maiores são as chances da pele ficar irritada. Como no inverno a dermatite já é um problema frequente, o ideal é evitar itens com muitas substâncias em sua composição. Por isso, é bom deixar de lado os produtos com muitas fragrâncias, pois esses são os que mais podem irritar a derme.

10) Lembre de hidratar as extremidades do seu corpo

Hidratação não se resume a rosto, pernas e braços! As extremidades do seu corpo também precisam de atenção. O cotovelo e o joelho, por exemplo, tendem a ficar muito ressecados durante o inverno. Por isso, sempre aplique um pouquinho de hidratante corporal. Os pés também precisam dessa atenção, pois podem ficar mais rachados com o frio. Por fim, muita atenção com sua mão! As mãos são a parte que mais ficam descobertas e em contato com o frio no inverno. Por isso, hidratante nelas!

sobre
o mesmo tema