Por Carolinne Rigotti
Carnaval e as fantasias que não devemos usar
Carnaval e as fantasias que não devemos usar
Gente, vamos combinar: tem TANTA coisa legal para vestir, tanta ideia bacana e inovadora para partir para a folia... Por que, POR QUE usar aquelas mesmas fantasias manjadas e que ofendem outras pessoas? Não dá, né? Mas a gente entende que nem todo mundo faz de maldade, então vamos dar aquela ajudinha esperta para todos festejarem muito sem magoar ninguém. Vamos lá!

Vamos combinar: grande parte dos brasileiros já está contando os dias para o Carnaval, certo? E, claro, com isso vem aquela seleção de fantasias incríveis para usar nos dias de folia - e óbvio que tem que ser uma lista de coisas criativas, né? Mas tem gente que peca um pouquinho na hora de escolher o que vai vestir e acaba selecionando uma fantasia que para muitos não tem lá muita graça. Pensando nisso, o Purebreak decidiu fazer uma listinha de ideias que poderiam ser evitadas nos dias de festa. Vamos lá?

Índio

Sim, a cultura indígena é linda, mas é apropriação cultural se vestir como eles, principalmente em uma comemoração que não combina nadinha com o sofrimento que essa população anda passando - especialmente nos dias de hoje.

Nega maluca

Aqui a gente nem precisa dizer o que está errado, né? Gente, não é NADA engraçado comprar uma peruca com um black power poderoso, fazer blackface e sair na rua com um sorriso no rosto, como se tudo tivesse ok. Negro não é piada, muito menos fantasia.

KKK

Sim, infelizmente ainda há quem tenha coragem (noção, que é bom, não tem) de sair de Ku Klux Klan como fantasia. Para quem não sabe, KKK é um movimento que defende correntes extremistas contra negros. Essa explicação já é o básico para sabermos que NÃO é legal sair com essa fantasia, né?

Mulher

Vamos lá: homem hétero vestido de mulher no Carnaval dá até um arrepio, né? E não é no bom sentido! É sempre aquela coisa objetificada e, mais uma vez, vista como piada. Não tá engraçado!

Fábio Assunção

Você gosta de beber? Ama tomar uns gorós antes (e durante) da farra? Normal, muita gente gosta! Mas não dá para fazer piada com dependência química, né? O ator já declarou abertamente que enfrenta o problema, mas muitos dizem que querem 'entrar no modo Fábio Assunção' no Carnaval, que quer dizer que querem beber sem nem pensar no amanhã. Não vamos misturar as coisas!

Religiões

Uns podem enxergar como uma homenagem, mas a maioria das pessoas não vê dessa forma. Afinal, o Carnaval não é conhecido como "festa da carne" à toa e, para alguém que segue a religião, não é legal ver "freiras sexies", "padres", entidades de uma forma geral, vistas de uma forma totalmente diferente do que aquela representação realmente é.

Terrorista

Guerras e terroristas são realidade em muitas partes do mundo. Diversas pessoas já morreram ou se machucaram gravemente por conta de atrocidades como essas. Vocês acham realmente válido fazer "piada" com isso e sair com um sorriso no rosto enquanto se veste de terrorista?

"Handmaid's Tale"

A série basicamente mostra que mulheres só têm utilidade para reproduzir, cuidar da casa ou cuidar das crianças. Parece até história antiga, mas a trama passa num mundo pós-apocalíptico, ou seja, no futuro. Isso não é bonitinho, nem engraçado.

 

Tem tanta fantasia legal, personagens interessantes e coisas aleatórias que vocês podem se vestir de forma divertida e criativa. Para que ofender ou atingir outras pessoas sem necessidade, né?

sobre
o mesmo tema