O Purebreak é um universo paralelo onde as pressões típicas dos jovens parecem menores. Famosos, música, cinema, séries, games e notícias... Quer saber o que está bombando? Então faça um Break com a gente!
Todo mês, as mulheres passam por aquele período da menstruação – cólicas, dores do corpo, mudança de humor e a preocupação se o sangue vai vazar do absorvente. Ainda bem que muitas empresas estão inovando para criar novas opções para a mulherada: coletor menstrual, calcinha absorvente e muito mais. Veja uma super lista de opções!

Todo mês as mulheres passam por aqueles dias: a menstruação. O período pode ser acompanhado de cólicas, dores no corpo, inchaços e até aquela mudança de humor – alô, TPM! Além disso tudo, é preciso também uma preocupação a mais para saber se não vai vazar sangue, sabe?

O bom é que muitas empresas estão pensando mais nas mulheres - que sempre trazem o assunto nas redes sociais - e em como deixar esses dias mais fáceis. Ufa! Você com certeza já ouviu falar dos "copinhos", que levam o nome de coletores menstruais, né? E as calcinhas absorventes também apareceram com tudo recentemente. As meninas do Purebreak, inclusive, já testaram as Pantys, que têm a missão de substituir direitinho os absorventes.

Caso você desenvolveu alguma alergia ou simplesmente tenha cansado dos absorventes habituais, que, vamos combinar, fazem um mal danado para o meio ambiente, existem algumas formas mais sustentáveis e talvez confortáveis de passar por esse período.

Coletor

É tipo um copo de que é utilizado para coletar o seu sangue menstrual. Ele pode ser usado em uma média de 8 horas por vez, dependendo de como é seu fluxo, e depois é necessário esvaziá-lo e limpá-lo com água e sabão. E lembrando: eles são reutilizáveis e possuem materiais que não dão alergia.

Atualmente, são várias marcas presentes no mercado: Inciclo, Fleurity, Lumma, HolyCup, entre outras. Têm diversas opções dependendo do tamanho do seu colo do útero, ou seja, bem perfeitinho para o seu corpo. Vale pesquisar bem antes de comprar.

Calcinha absorvente

É uma calcinha como qualquer outra, mas que tem camadas de tecido que absorvem o sangue durante o período menstrual. As empresas oferecem opções variadas: tamanho, recorte e adaptação de acordo com seu fluxo (forte ou fraco).

Você usa a calcinha por determinado período, lava, deixa secando e pronto, ela está nova para mais um novo dia de uso. Maravilhoso, né? E olha o quanto você economiza com dinheiro para o absorvente todo mês. Algumas mulheres optam por comprar duas para ir alternando ou até mesmo ter uma mais específica para a noite.

É possível encontrá-la online e em lojas físicas. Algumas marcas: Pantys, BelleBio, Inciclo, Herself, Frida, entre outras. Procure resenhas e amigas que já tenham usado antes de escolher uma, combinado?

Absorvente de pano

Ok, esse não chega a ser A novidade, né? Basta conversar com sua avó e ver que ela sempre usou absorventes de pano quando era jovem. Mas, o legal é que agora as marcas resolveram criar umas opções mais bonitinhas, sabe?

Esse tipo de produto tem o mesmo formato dos absorventes descartáveis, mas é reutilizável e costuma ser feito 100% de algodão – que é ótimo para a pele, porque ajuda a "respirar". Você usa, lava e reutiliza. Algumas marcas: Inciclo, BelleBio, Korui, entre outras. Dica: em muitas feirinhas, têm mulheres que produzem também. Sempre legal ajudar outras manas!

Absorvente interno

Esse produto é feito de uma espuma que é introduzida na parte interna da vagina – igual o coletor. A ideia dele é absorver o sangue e permitir que a mulher faça exercícios físicos e sexo também, sem temer vazamentos. Muito legal, né?

Além disso, o material costuma ser livre de componentes químicos. Entretanto, diferente das opções acima, o produto é descartável, mas não deixa de ser uma opção, não é mesmo? A marca mais conhecida é a Soft-Tampons, que pode ser encontrada em alguns mercados e farmácias.

Absorventes biodegradáveis

E se depois de todas essas opções, você ainda quiser continuar usando os absorventes, tudo bem. Você sabia que existem marcas que oferecem a opção de produtos – internos e externos – biodegradáveis? São feitos especialmente para as mulheres que têm a pele sensível. No Brasil, o mais conhecido é da marca Natracare, que produz itens hipoalergênicos e que se degradam em até cinco anos. Bacana, né?

Por Luiza Vidal

sobre
o mesmo tema