Por Ramon Cardoso
Aprenda a corrigir automaticamente as tags de suas músicas!
Aprenda a corrigir automaticamente as tags de suas músicas!
Corrija as tags (metadados) das suas músicas automaticamente e veja as informações corretas no player!

Uma das coisas mais chatas é quando você faz o download dos hits do seu artista favorito, e ma hora de passar pro celular descobre que o nome está todo errado. "Unknow artist" e "Faixa 1" são informações que não ajudam muito a reconhecer uma música, né? Hoje mostraremos uma dica muito útil pra quem escuta música em MP3 players e smartphones - ou seja, todo mundo.

Em apenas alguns passos, você vai aprender a corrigir informações como o título da faixa, nome/capa do álbum, e os nome dos artistas participantes. A melhor parte é que você não precisa ficar quebrando a cabeça, nem gastar as preciosas horas do seu dia pra isso!

Para acabar com o seu problema, vamos mostrar como corrigir automaticamente os metadados das músicas (as informações do arquivo MP3). Com as tags certas, fica muito mais fácil organizar seus arquivos de áudio por álbum, artista ou gênero, por exemplo.

MusicBrainz Picard

MusicBrainz Picard é uma opção para corrigir as informações das músicas
MusicBrainz Picard é uma opção para corrigir as informações das músicas

O MusicBrainz está disponível para Windows e Mac, e utiliza vários bancos de dados para buscar e atualizar as informações das músicas automaticamente. Com ele instalado, é só clicar em "Add Files" para adicionar músicas individualmente, ou em "Add Folder" para adicionar a pasta de músicas inteira. Depois é só clicar em "Scan" e aguardar o programa localizar as informações.

Tela inicial do MusicBrainz Picard
Tela inicial do MusicBrainz Picard

As músicas sem tags ou com informações erradas são exibidas na janela da esquerda. À direita são listadas as músicas localizadas pelo programa. Depois de conferir as novas informações na parte inferior da tela, é só clicar em "Salvar" para substituir as tags antigas pelas corretas.

Para adicionar também as capas dos álbuns, é necessário baixar um plugin com extensão .py e fazer a instalação nas opções do próprio programa. Depois é só fazer um novo "scan" nas músicas.

É importante ressaltar que nem todas as músicas são localizadas pelo programa. Mesmo usando diferentes bancos de dados, as músicas internacionais são mais facilmente reconhecidas do que as brasileiras.

sobre
o mesmo tema