Por Beatriz Vianna
Para evitar a circulação de informações falsas, sobretudo a respeito do coronavírus, o WhatsApp criou a sua própria ferramenta de checagem. De acordo com o site WA Beta Info, a nova função ainda está em sua versão beta para que erros e outros detalhes possam ser corrigidos. Confira mais detalhes aqui!

Como se não bastasse o momento tenso que estamos vivendo, ainda precisamos nos policiar para não consumir e repassar informações falsas sobre a pandemia do coronavírus. Pois acredite, nem todo vídeo ou texto que te encaminham sobre o assunto é verídico, viu?! Apurar informações como essas também faz parte da lista de cuidados que se deve ter na quarentena. Ou a gente pira, né?! Em vista disso, o WhatsApp está testando uma nova ferramenta de checagem para evitar o compartilhamento de fake news no aplicativo.

Como vai funcionar a nova ferramenta do WhatsApp?

De acordo com o site WA Beta Info, um ícone de lupa aparecerá ao lado de todas as mensagens encaminhadas. Ao clicar no botão, o usuário pode enviar o conteúdo automaticamente para o buscador do Google e verificar se aqueles dados são mesmo verdadeiros. Antes de começar o processo, uma solicitação é enviada ao usuário para que ele permita o encaminhamento de arquivos ao Google. Bem legal, né?!

A nova função ainda está em sua versão beta. Isso significa que apenas alguns usuários têm acesso para poder comunicar possíveis erros e sugestões à empresa. Quando lançada, a ferramenta promete beneficiar cerca de 2 bilhões de pessoas.

WhatsApp cria centro de informações sobre coronavírus

A empresa divulgou um endereço em que os usuários podem encontrar dicas de saúde, orientações e informações sobre a pandemia. Além disso, também oferece um guia de como utilizar o WhatsApp da maneira mais saudável durante o período da quarentena e evitar a proliferação de notícias falsas. Que tal dar uma olhada?

sobre
o mesmo tema