Por Beatriz Vianna
Dia do Nutricionista: 12 coisas que um profissional da área gostaria de dizer pra um adolescente
Dia do Nutricionista: 12 coisas que um profissional da área gostaria de dizer pra um adolescente
No dia do Nutricionista, o Purebreak resolveu trazer alguns conselhos - ou, talvez, pequenos puxões de orelha - de um profissional da área. Quandos os pais falam que é preciso se alimentar bem para crescer, ficar forte e, principalmente, inteligente, acredite, pois eles não estão mentindo. Conversamos com a nutriocinista Rosana Dantas e aqui estão as 12 coisas que ela gostaria de dizer pra você.

Quando foi que você visitou um nutricionista? Pode parecer clichê, mas uma boa alimentação é a base para vivermos bem. A adolescência é uma fase que os jovens não estão muito ligados nisso - ou passam a se ligar quando começam a frequentar academias. Mas é importante que haja um acompanhamento alimentar regular. Até porque uma alimentação inadequada pode gerar infecções, fraquezas, perda de memória e, inclusive, depressão. Neste Dia do Nutricionista, o Purebreak conversou com Rosana Dantas (@rosanarozenutri), profissional da área e estas são as 12 coisas que os adolescentes deveriam saber.

1. Uma má alimentação prejudica o rendimento na escola, no trabalho, na faculdade.

2. O salgado que você coloca no lugar de um almoço ou de uma janta deixa um déficit nutricional no seu organismo e, consequentemente, o deixa mais vulnerável a pegar doenças, infecções, sentir fraqueza, fadiga etc.

Related image

3. Se você tiver uma alimentação ruim agora, sofrerá consequências na fase adulta e na velhice.

4. A dieta que seu amigo faz não será a mesma da sua. Cada organismo possui necessidades diferentes!

5. Não vale comer alimentos ricos em proteínas (ovos, leite, queijo) no café da manhã e deixá-los de lado pelo resto do dia. O consumo de proteína tem que ser distribuído nas refeições, sobretudo, nessa fase.

Related image

6. Uma alimentação equilibrada é aquela em que os macronutrientes (proteínas, carboidratos) e o micronutrientes (minerais e vitaminas) são bem distribuídos durantes as refeições do dia.

7. Entrou na adolescência: procure um nutricionista! A fase do crescimento requer muitos nutrientes!

8. Até a depressão pode ser evitada por uma boa alimentação.

9. Além de comer bem, é fundamental dormir bem e praticar atividade física, pois tudo está relacionado.

Image result for atividade fisica gifs

10. Cada célula do nosso corpo depende de um nutriente. São mais de trezentas milhões. Se você não tem aquele determinado nutriente, como que o seu organismo vai reagir?

Image result for hermione studying class gifs

11. Nada de intervalos muito grandes entre uma refeição e outra. O seu sangue e o seu cérebro necessitam de glicose. Em média, de 3 em 3 horas, com um total de 5 a 6 refeições no dia.

12. A preocupação não pode ser somente ganhar ou perder peso. Mas sim melhorar a alimentação para ter uma boa qualidade de vida.

Image result for beyonce winking gifs

Depressão e má alimentação

A depressão pode ser considerada uma doença mental, mas acaba apresentando alguns sintomas físicos. Fraqueza, desânimo, excesso de sono são algumas formas da depressão se manifestar. E todas elas estão de alguma forma relacionadas à uma alimentação inadequada. "Eu tenho pego muito adolescente deprimido porque come mal e os nutrientes são muito importantes para o cérebro, principalmente a vitamina do complexo B, que é fundamental para os neurônios", explicou Rosana. "Se você tem uma alimentação deficiente, você fica com depressão, com a parte cognitiva comprometida e excesso de sono por conta da anemia", completou.

Se você não vinha prestando atenção nisso até agora, é bom ficar de olho, viu?! Alimentação é coisa séria!

sobre
o mesmo tema