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Dia do Nutricionista: 12 coisas que um profissional da área gostaria de dizer pra um adolescente
Dia do Nutricionista: 12 coisas que um profissional da área gostaria de dizer pra um adolescente
No dia do Nutricionista, o Purebreak resolveu trazer alguns conselhos - ou, talvez, pequenos puxões de orelha - de um profissional da área. Quandos os pais falam que é preciso se alimentar bem para crescer, ficar forte e, principalmente, inteligente, acredite, pois eles não estão mentindo. Conversamos com a nutriocinista Rosana Dantas e aqui estão as 12 coisas que ela gostaria de dizer pra você.

Quando foi que você visitou um nutricionista? Pode parecer clichê, mas uma boa alimentação é a base para vivermos bem. A adolescência é uma fase que os jovens não estão muito ligados nisso - ou passam a se ligar quando começam a frequentar academias. Mas é importante que haja um acompanhamento alimentar regular. Até porque uma alimentação inadequada pode gerar infecções, fraquezas, perda de memória e, inclusive, depressão. Neste Dia do Nutricionista, o Purebreak conversou com Rosana Dantas (@rosanarozenutri), profissional da área e estas são as 12 coisas que os adolescentes deveriam saber.

1. Uma má alimentação prejudica o rendimento na escola, no trabalho, na faculdade.

2. O salgado que você coloca no lugar de um almoço ou de uma janta deixa um déficit nutricional no seu organismo e, consequentemente, o deixa mais vulnerável a pegar doenças, infecções, sentir fraqueza, fadiga etc.

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3. Se você tiver uma alimentação ruim agora, sofrerá consequências na fase adulta e na velhice.

4. A dieta que seu amigo faz não será a mesma da sua. Cada organismo possui necessidades diferentes!

5. Não vale comer alimentos ricos em proteínas (ovos, leite, queijo) no café da manhã e deixá-los de lado pelo resto do dia. O consumo de proteína tem que ser distribuído nas refeições, sobretudo, nessa fase.

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6. Uma alimentação equilibrada é aquela em que os macronutrientes (proteínas, carboidratos) e o micronutrientes (minerais e vitaminas) são bem distribuídos durantes as refeições do dia.

7. Entrou na adolescência: procure um nutricionista! A fase do crescimento requer muitos nutrientes!

8. Até a depressão pode ser evitada por uma boa alimentação.

9. Além de comer bem, é fundamental dormir bem e praticar atividade física, pois tudo está relacionado.

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10. Cada célula do nosso corpo depende de um nutriente. São mais de trezentas milhões. Se você não tem aquele determinado nutriente, como que o seu organismo vai reagir?

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11. Nada de intervalos muito grandes entre uma refeição e outra. O seu sangue e o seu cérebro necessitam de glicose. Em média, de 3 em 3 horas, com um total de 5 a 6 refeições no dia.

12. A preocupação não pode ser somente ganhar ou perder peso. Mas sim melhorar a alimentação para ter uma boa qualidade de vida.

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Depressão e má alimentação

A depressão pode ser considerada uma doença mental, mas acaba apresentando alguns sintomas físicos. Fraqueza, desânimo, excesso de sono são algumas formas da depressão se manifestar. E todas elas estão de alguma forma relacionadas à uma alimentação inadequada. "Eu tenho pego muito adolescente deprimido porque come mal e os nutrientes são muito importantes para o cérebro, principalmente a vitamina do complexo B, que é fundamental para os neurônios", explicou Rosana. "Se você tem uma alimentação deficiente, você fica com depressão, com a parte cognitiva comprometida e excesso de sono por conta da anemia", completou.

Se você não vinha prestando atenção nisso até agora, é bom ficar de olho, viu?! Alimentação é coisa séria!

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