Jornalista e entusiasta do pop, posso escrever o dia todo sobre Taylor Swift ou BLACKPINK, enquanto maratono minhas séries preferidas.
As Eleições já são neste domingo (2) e, para muitos jovens que se registraram no TSE, será o primeiro voto da vida - o que torna o momento bem especial. Mas é fato que existem algumas regras e dicas que devem ser relembradas, mesmo para quem já cansou de votar em eleições passadas. Confira o que você precisa levar, itens e ações proibidas e mais informações para o dia do voto.

Com o término oficial dos debates presidenciais, podemos dizer finalmente: as Eleições 2022 estão quase aí! Neste domingo (2), milhões de brasileiros vão às urnas eleger Deputados, Senador, Governador e o próximo Presidente da República e, como já sabemos, será uma eleição histórica.

Além do recorde de jovens, que emitiram seu título pela primeira vez, teremos um embate marcante para definir o próximo Presidente do Brasil, com o candidato do PT, Lula, consideravelmente nas frentes nas pesquisas.

Para o dia 2 de outubro - quando acontece o 1º turno das eleições -, é ideal que você tenha seus candidatos em mente e saiba, com mais propriedade, o que faz exatamente cada cargo político. Entretanto, há também algumas regras e dicas super importantes que você precisa estar por dentro, principalmente se for sua primeira eleição. Confira!

Confira o seu local de votação

É sempre válido checar o local de votação anteriormente, á que é algo que está suscetível a mudanças repentinas - mesmo que em relação à seção eleitoral, que é o local em que cada eleitor da zona irá encontrar a urna indicada.

Para conferir essa informação, você precisa apenas informar seu nome completo, CPF e nome da mãe. Isso pode ser feito pela página oficial de consulta do TSE ou ainda pelo WhatsApp. O órgão criou um bot para tirar essa e outras dúvidas dos eleitores. Para conversar com o robô, basta adicionar o número (61) 96371078 e mandar uma mensagem.

Emita o e-Título

Segundo dados do TSE, divulgados pelo G1, mais de 13 milhões de brasileiros ativaram o e-Título só em 2023. Ele é o seu documento oficial para votação, caso você esteja em dia com a biometria na Justiça Eleitoral e tenha foto cadastrada no app. Mas o e-Título também serve para te atualizar com informações sobre zona e seção.

Vale destacar que só será possível emitir o documento digital até sábado (1), no dia anterior à eleição. Então, não deixe para última hora! Aqueles que não tiverem o app ou não têm suas biometrias cadastradas, deverão apresentar um documento com foto, como identidade, passaporte, carteira de trabalho etc.

Leve o santinho com seus candidatos

Já sabe em quem vai votar? Ótimo! Decorou os números dos candidatos e das candidatas? Melhor ainda! Mesmo assim, a recomendação é que você leve um santinho - a famosa "cola" - com estes números, na ordem de votação (Deputado Estadual, Deputado Federal, Senador, Governador e Presindete).

Os eleitores não podem entrar na cabine de votação com o celular, então não ache que poderá pesquisar, caso dê branco na hora H. Será preciso deixar o aparelho com o mesário responsável, antes de ir até a urna. Até para os mais confiantes, com memória de elefante, ainda é melhor se prevenir, não é? Em 2022 são muitos candidatos para decorar!

Eleições 2022: celulares serão proibidos nas urnas
Eleições 2022: celulares serão proibidos nas urnas

Não aglomere no dia das eleições

No dia das votações, você não pode promover aglomerações, com pessoas de "uniforme" de candidatos. Também não é permitido distribuir material eleitoral. Mas, é claro, você pode manifestar a sua opinião com adesivos, broches, bandeiras e camisas - desde que não esteja em grupo padronizado.

Infelizmente, temos visto muitas práticas violentas de determinados eleitores que encontram pessoas que não concordam com os seus posicionamentos. Por isso, também vale se atentar ao clima do seu local de votação e evitar brigas e demais confusões.

Veja a lei seca em seu estado

A lei seca costumava funcionar de forma geral, proibindo a venda de bebidas alcóolicas no dia da eleição, durante a votação e até mesmo na noite anterior. Atualmente, cada estado tem a autonomia de decidir sobre o tema. De acordo com o Senado Federal, Amazonas, Rondônia, Roraima, Maranhão, Mato Grosso do Sul e Tocantins irão adotar a lei seca.

Se você for maior de 18 anos, é outro ponto que precisa se atentar no final de semana das eleições.

sobre
o mesmo tema