Jornalista e entusiasta do pop, posso escrever o dia todo sobre Taylor Swift ou BLACKPINK, enquanto maratono minhas séries preferidas.
O último Debate Presidencial aconteceu na Globo, nesta quinta-feira (29). Com mediação de William Bonner, os candidatos à presidência - Lula, Jair Bolsonaro, Ciro Gomes, Simone Tebet, Padre Kelmon, Soraya Thronicke e Luiz Felipe D'Ávila -, se encontraram para falar sobre o futuro do país. Apesar de assuntos muito sérios, um dos destaques da noite foram os memes que rodaram nas redes sociais. O Purebreak separou os 10 melhores para você!

As eleições presidenciais já são neste domingo (2) e, na última quinta-feira (29), tivemos o debate final entre os candidatos, transmitido pela Rede Globo. Lá, Lula, Jair Bolsonaro, Ciro Gomes, Simone Tebet, Padre Kelmon, Soraya Thronicke e Luiz Felipe D'Ávila trocaram acusações e discutiram temas importantes para o futuro do país.

É claro que dentre tanta briga e assuntos sérios, a internet fez questão de criar alguns memes, que dominaram as redes sociais durante o debate. Afinal, equilíbrio é tudo na vida do brasileiro, né? De "candidato Padre" ao "diagnóstico" de burnout de William Bonner, que mediou a conversa, tem um mais engraçado do que o outro.

Separamos aqui os 10 melhores memes do último debate presidencial!

1. Soraya x Padre: embate principal da noite

Lula e Bolsonaro podem disputar o 1º lugar na eleição, mas o grande embate da noite - pelo menos, segundo o Twitter - foi entre Soraya e Padre Kelmon. Inclusive, os dois foram responsáveis por vários memes que rolaram e é possível resumir a confusão com apenas um tweet:

2. Padre de festa junina

Sim, poderíamos resumir a briga entre os dois com o post anterior, mas são muitos memes bons, que merecem entrar na lista. Padre Kelon, por exemplo, teve seu cargo questionado por internautas e por alguns membros da Igreja Ortodoxa. É claro que Soraya aproveitou a polêmica para dizer que o candidato era apenas um "padre de festa junina".

3. Candidato Padre

A verdade é que Soraya - assim como muitos brasileiros - não estavam familiarizados com Padre Kelmon, candidato à presidência pelo PTB. Em um ponto alto do debate, a advogada chega a errar o nome do opositor, decidindo se referir a ele apenas como "candidato padre". Nem precisa dizer que os tweeteiros amaram, né?

4. "Cala boca, Padre"

Um meme que ilustra bem a reação de Soraya (e a maioria dos telespectadores) ao candidato Padre faz referência à novela "Avenida Brasil" e foi até repostado pelo atual prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes - que fez questão de comentar o debate nas suas redes sociais.

5. "Homem-Aranha" no debate

É claro que nem só de Soraya e Padre Kelmon se fizeram os memes do debate presidencial. Uma pessoa percebeu certa semelhança entre Simone Tebet, candidata pelo MDB, e Doutor Octopus (Alfred Molina), de "Homem-Aranha". E não é que é igualzinho mesmo? Dá uma olhada no resultado da professora, com o filtro do personagem:

6. Burnout de William Bonner

Se a gente cansou de ver as interrupções e acusações entre os candidatos, imagina William Bonner, mediador do debate, que ainda teve que repassar milhares de pedidos de resposta? É claro que o jornalista vai precisar de uns dias para se recuperar do estresse - e isso foi visível em suas expressões ao longo da noite.

7. Leves desvios nas perguntas

Sabe quando você faz o ENEM e não pode desviar do tema central das redações? Então, alguns candidatos faltam a essa aula. Brincadeiras a parte, muitas vezes as perguntas mais importantes da noite - como controle da pandemia e combate à fome no Brasil - foram ignoradas e as respostas mais pareciam um trecho de propaganda eleitoral, sem nenhuma proposta convincente.

8. Temas que faltaram no debate

O debate acabou já na madrugada desta sexta-feira (30), dificultando que a maioria dos trabalhadores conseguissem assisti-lo na íntegra. O próprio ex-presidente Lula comentou sobre isso em suas redes sociais. Mas o brasileiro, como sempre, resolveu fazer piada da situação!

9. Acusações duvidosas na conversa

Muitos números e dados foram citados no debate. Em um momento específico, Lula - um dos maiores alvos da noite - pediu para que os candidatos falassem as fontes destas informações. Porém, o pedido não foi atendido. Passar mensagens sensacionalistas sem checar a fonte, ou até mesmo citá-las, é uma maneira de espalhar fake news e todo cuidado é pouco!

10. E para terminar... Mais um padre falso!

Padre Kelmon já foi apoiador declarado de Bolsonaro e, por isso, muita gente acredita que a sua candidatura inesperada poderia beneficiar o próprio atual presidente ao longo do debate. Esse fato, somado à dúvida sobre o status de Padre de Kelmon, também criou mais um meme incrível da noite em que Carlos Bolsonaro, filho do presidente, seria a identidade real do candidato do PTB.

Pelo menos a gente consegue rir um pouco, apesar do clima tenso destas eleições!

sobre
o mesmo tema