Por Beatriz Vianna
Enem 2020 pode acontecer em maio de 2021. Entenda
Enem 2020 pode acontecer em maio de 2021. Entenda
Na última terça (30), foi encerrado o prazo de votação na enquete sobre as novas datas das provas do Enem 2020, adiado devido à pandemia do coronavírus. Das três opções disponíveis, maio de 2021 foi a preferência dos estudantes inscritos. No entanto, a data gerou controvérsia nas redes sociais, correndo o risco de algumas universidades não aderirem ao Sisu. O Inep ainda não confirmou a realização das provas.

Após uma forte campanha nas redes sociais, o MEC (Ministério da Educação) e o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) concordaram em adiar as provas do Enem 2020, agora disponíveis nas versões impressa e digital. Nas últimas semanas, esteve aberta para votação na Página do Participante uma enquete contendo três opções de novas datas para a realização do exame. A votação foi encerrada na última terça (30) e maio de 2021 foi o período escolhido.

Enem 2020 em maio de 2021?

A consulta aos estudantes prevê a definição de uma nova data para a aplicação das provas impressas e digitais. No entanto, o Inep ainda não comunicou uma resposta definitiva a respeito do resultado da enquete. O assunto ainda está sendo analisado e discutido com outras entidades. A expectativa é que a data seja divulgada pelo governo em até três semanas.

Fique ligado(a) na Página do Participante e no Purebreak, pois esta matéria será atualizada com novas informações.

Resultado da enquete gera discussão

Desde que o resultado foi divulgado, uma nova discussão surgiu nas redes sociais. Para alguns usuários, a possível nova data escolhida pode prejudicar a realização do Enem 2021 e os estudantes inscritos. Além disso, algumas universidades já comunicaram a saída do Sisu caso o exame de 2020 aconteça mesmo em maio de 2021. Para o MEC, a data escolhida pode atrasar o cronograma das faculdades, o que já conta como um problema para que o resultado seja aderido.

Cerca de apenas 20% dos 5,8 milhões de inscritos no Enem 2020 responderam à enquete. Deste número, 50% votaram para que a aplicação do exame aconteça em maio do próximo ano. Anteriormente, as provas aconteceriam em novembro deste ano.

sobre
o mesmo tema