Jornalista e entusiasta do pop, posso escrever o dia todo sobre Taylor Swift ou BLACKPINK, enquanto maratono minhas séries preferidas.
9 Fotos
Veja as fotos!
O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio, ENEM, está marcado para o próximo domingo (21), porém, as semanas que antecedem a prova vêm sendo bem tensas, preocupando muitos estudantes brasileiros. Após o pedido de demissão de quase 40 funcionários do Inep, denúncias sérias começaram a surgir. Vem entender toda a polêmica com estes 5 pontos!

A realização do ENEM 2021, exame que permite a entrada na faculdade para milhões de brasileiros, está próxima. Porém, as semanas antes da prova estão bem conturbadas. Em meio à grande crise política, continuação da pandemia - que já apresenta melhora em decorrência da vacinação - e crise econômica, o governo federal está sendo acusado de tentar alterar a prova, retirando e adicionando questões específicas.

O caso ficou tão sério que, no início do mês de novembro, a algumas semanas do ENEM, quase 40 funcionários se demitiram, com fortes acusações contra o governo. Vem entender tudo o que está rolando nessa grande (e séria) polémica!

ENEM 2021: 37 funcionários do INEP pediram demissão no começo de novembro
ENEM 2021: 37 funcionários do INEP pediram demissão no começo de novembro

Demissão em massa

No início de novembro, 37 funcionários do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) pediram demissão, incluindo profissionais muito importantes na hierarquia. Os cargos de todos os servidores estavam ligados ao ENEM e à realização do exame.

O grupo justificou a demissão em massa pela "fragilidade técnica e administrativa da atual gestão máxima", de acordo com comunicado oficial. Além disso, tiveram denúncias de assédio moral ao atual presidente do Instituto, Danilo Dupas - que inclusive, presta depoimento ao Senado nesta quarta-feira (17).

Interferência na prova

Parte dos funcionários que se demitiram afirmaram que o governo federal estava ativamente interferindo na prova. De acordo com os servidores, foi exigido a retirada de questões polêmicas, envolvendo o presidente Jair Bolsonaro, que ao que tudo indica tentará reeleição em 2022. Para isso, servidores afirmam que foi utilizada pressão psicológica e vigilância.

O Ministro da Educação, Milton Ribeiro, disse que a demissão foi por questões financeiras e garantiu que o governo não interfere na produção da prova. Porém, o presidente da Associação dos Servidores do Inep, Alexandre Retamal, negou que esse foi o motivo.

"Os servidores tomaram essa atitude – e esse movimento continua dentro do Inep, com servidores se manifestando – porque hoje o Inep vive em um ambiente de desconfiança, insegurança e de insatisfação", disse Retamal.

"Começam agora a ter a cara do governo as questões da prova do Enem", afirmou Bolsonaro
" Começam agora a ter a cara do governo as questões da prova do Enem", afirmou Bolsonaro

Acusação de censura

Mais do que sugerir alterações no ENEM - o que, por si só, já seria grave - funcionários afirmaram ao "Fantástico" que foram surpreendidos pela presença de um policial federal. De acordo com servidores, a prova é feita em local de alta segurança, em que funcionários precisam passar por detectores de metais e estão constantemente vigiados por câmeras. Porém, em 2 de setembro, muitos afirmam que, pela primeira vez, um policial federal - que não fazia parte do processo - estava presente.

Muitos dos profissionais presentes consideram a ação como uma estratégia de intimidação. "O Inep precisa explicar como essa pessoa foi parar lá dentro, quem autorizou a entrada, o que ele fez, que nível de controle a gente tem das informações que ele acessou lá", afirmou um servidor ao Globo.

Prova com "a cara do governo"

Durante sua temporada em Dubai, o presidente Jair Bolsonaro falou com a imprensa brasileira na última segunda-feira (15) e fez declarações polêmicas. "Começam agora a ter a cara do governo as questões da prova do Enem. Ninguém precisa ficar preocupado. Aquelas questões absurdas do passado, que caíam tema de redação que não tinha nada a ver com nada. Realmente, algo voltado para o aprendizado", afirmou Bolsonaro.

Provavelmente, o presidente faz referência a alguns temas políticos que já marcaram presença no exame - como violência contra à mulher e acesso à cultura, o que, de acordo com Bolsonaro, não "tinham nada a ver". Outro ponto que chamou atenção, claro, é a inclinação por provas com "a cara do governo", frase proferida pela mesma pessoa que defendia profundamente ideais como "Escola sem Partido". Incoerente, no mínimo.

Vale lembrar que nesta quarta-feira (17), presidente voltou a afirmar que não teve acesso às questões do ENEM.

ENEM 2021 enfrenta muitos desafios
ENEM 2021 enfrenta muitos desafios

Menor índice de inscritos

O ENEM 2021 conta com a infeliz marca de menor números de inscritos em mais de uma década. De acordo com os profissionais, o índice reflete a desigualdade entre escolas públicas e privadas, que se acentuou ainda mais durante a pandemia e com a introdução do ensino à distância. Levando em conta que um em cada quatro brasileiros não tem acesso à internet em casa, de acordo com Agência Brasil, não é surpresa imaginar que muitos sofreram grande perda de conteúdo didático entre 2020 e 2021.

Ou seja, além da crise política e acusações de censuras no ENEM, muitos estudantes têm que lidar ainda com a desigualdade econômica - que agravou durante a pandemia e justifica, por exemplo, o avanço da fome que já atinge mais de 19 milhões de brasileiros.

sobre
o mesmo tema