Por Izabella Ravizzini
5 motivos para entender porque você já deveria votar a partir dos 16 anos
5 motivos para entender porque você já deveria votar a partir dos 16 anos
Você sabia que, a partir dos 16 anos de idade, já é possível tirar o seu Título de Eleitor? Muitos adolescentes escolhem não exercer este direito, mas é muito importante que você considere começar a votar desde cedo. Calma, essa não precisa ser uma conversa chata. O Purebreak veio te dar 5 excelentes motivos para já ir votando aos 16 e 17 anos. Vem conferir!

Você tem 16 ou 17 anos, pensa que política é um saco e acha que não faz muita diferença se você votar ou não? Nesse caso, precisamos conversar. No Brasil, o voto só é obrigatório para maiores de idade, mas a partir dos 16 anos você pode exercer o seu direito como cidadão e escolher os representantes que vão governar o nosso país, sua cidade e seu estado nos quatro anos seguintes. É muito importante que você entenda o poder do seu voto! Em 2022 teremos a próxima eleição presidencial e a presença dos jovens nas urnas pode fazer toda a diferença para levar à frente as pautas que os impactam diretamente - como, por exemplo, a valorização das universidades públicas.

vote gif – HENRY SIBLEY GYMNASTICS

A sociedade, no geral, costuma diminuir a importância das opiniões dos adolescentes. Mas você tem muito o que dizer, está aprendendo a se posicionar e deveria ter a sua voz ouvida, certo? Inspirados pela movimentação dos fãs do BTS nas redes sociais com a #TiraOTituloArmy, viemos conversar com você, adolescente, sobre a importância de ter o seu Título de Eleitor e votar nas eleições desde já. Nós temos 5 excelentes motivos para te contar. Vem com a gente!

1. Cada voto faz a diferença

É um pensamento comum quando as eleições chegam: "Eu sou só uma pessoa, meu voto não vai fazer falta". Mas nós temos a prova de que os adolescentes têm muito poder em suas mãos! De acordo com o levantamento do IBGE em 2019, o número de jovens de 16 e 17 anos no Brasil representa 2,9% da população - o que até pode parecer pouco, mas são mais de 6 milhões de pessoas. Tem noção da diferença que 6 milhões de votos fazem?

2020 Year-End Giving - Pillar Seminary

2. A política faz parte de tudo na sua vida

Tem gente que diz preferir adiar o contato com a política, porque "não muda em nada" na sua vida. Mas, se você parar bem para pensar, a política está em absolutamente tudo. Nas condições da rua em que você mora, no transporte público que você pega, na segurança da sua cidade, na universidade que você quer cursar e em todo o resto. A política está em todos os seus direitos, e você pode começar a reivindicá-los desde cedo.

Tudo sobre negros | Guia do Estudante

3. Você é uma parte importante da sociedade

Na adolescência, o tempo todo nós sentimos que ninguém está nos ouvindo. Bom, o seu voto é uma das formas mais poderosas que você tem de se expressar! Cada pessoa é uma parte ativa e importante da sociedade, e este é o momento de você provar que tem, sim, posicionamentos e consciência do seu lugar no mundo.

GifsForGomez - Selena Gomez Thumbs Up Gifs

4. Criar consciência política cedo é essencial

Um grande problema da educação no Brasil é, justamente, a falta de conversas sobre ciência política nas escolas. Tire da cabeça que é um "assunto chato", pois a política influencia na sua vida todos os dias. De nada adianta a gente viver passivamente, só reclamando do país, sem fazer nada de fato para mudá-lo. Para ser um cidadão consciente, você deveria entender o sistema político brasileiro, a importância do seu voto e, principalmente, saber como cobrar dos governantes que eles cumpram com seus deveres. Quanto mais cedo você aprender, melhor!

Alunos Participam de Cursos de Férias na Unifor | Revista Quero

5. A democracia foi conquistada e é um direito fundamental

O direito ao voto não caiu do céu, tá? O sistema democrático foi uma das maiores conquistas da nossa sociedade, como você provavelmente já estudou nas aulas de História. Mas, quem não viveu outro tipo de sistema político costuma não dar muito valor à democracia, apesar de ser algo extremamente precioso. Nenhum jovem quer viver sem poder escolher quem comanda o país, né? Então, valorize o seu direito e não deixe de votar!

Democracy Every Vote Counts GIF by Global Citizen

Você pode solicitar o seu Título de Eleitor pela internet, através do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Clique aqui para ver todas as instruções.

sobre
o mesmo tema