Por Beatriz Vianna
ENEM: veja se você está estudando do jeito certo para as provas
ENEM: veja se você está estudando do jeito certo para as provas
"Será que estou estudando do jeito certo?". Dúvidas do tipo surgem a todo instante e com o ENEM batendo na porta não seria diferente. Afinal, a prova é mega cansativa e exige muita concentração. Mas ao invés de ficar travado nessa neura, que tal realmente parar e rever a forma como você estuda para o vestibular?

Quem já fez ou ainda vai fazer a prova do ENEM sabe que o exame em si é bem cansativo por conta dos enunciados longos, que podem ser encontrados, inclusive, no caderno de Matemática. Tenso, né?! É por isso que de vez em quando bate a famosa dúvida: qual a melhor maneira de estudar para o ENEM?! Ao invés de travar sua rotina pensando se está ou não estudando do jeito certo, que tal rever a forma como você está encarando a prova? Preparamos uma lista para você se guiar durante esse período e não perder tempo!

Refaça as provas antigas

A regra é clara: não sabe por onde começar? Refaça as provas antigas. E isso vale mesmo para você que está realizando a prova pela segunda, terceira, milésima vez. O melhor jeito de estudar para o ENEM é refazer a maior quantidade de provas possível pra ficar bem craque!

Image result for doing a test gifs

Estude os assuntos das questões que você errou

Nada de perder quatro, cinco horas do seu precioso tempo refazendo as provas do ENEM em casa e depois não parar para entender porque errou cada questão. Se você errou, é porque não está dominando bem o assunto, né?! Circule, printe ou o que for e coloque na listinha dos assuntos que você precisa ver com calma mais tarde.

Image result for doing a exam gifs

Cronometre o tempo que você leva para fazer a prova e cada questão dela

No dia da prova não pode levar relógio, mas em casa você pode usar e abusar do cronômetro. Antes de refazer as questões, cronometre o tempo que leva para fazer uma, duas e/ou o caderno inteiro de questões. O tempo pode ser o seu maior amigo ou pior inimigo. Aprenda a ter controle sobre ele.

Image result for alice no pais das maravilhas gifs

Liste os assuntos mais abordados nos últimos anos

Entende por que é importante refazer as provas antigas?! Pegue as edições dos últimos três ou quatro anos que você vai perceber que têm assuntos que SEMPRE caem, de uma maneira ou de outra. Faça uma lista para ficar ligado em cada um deles e não ter nenhuma surpresa no dia, né?!

Image result for doing a list gifs

Assista noticiário ou leia notícias

Não adianta chegar da escola ou do pré e se isolar no quarto estudando fórmulas. As questões do ENEM costumam conversar muito com as atualidades. Do Brasil e do mundo, tá?! Separe um tempo para assistir jornal, ler notícias, até mesmo na internet. Isso vai te deixar ainda mais preparado - e com uma base ótima para a redação!

Image result for reading news gifs

Leia redações antigas

A redação do ENEM tem um formato bem específico. Todo ano são disponibilizadas as redações notas mil na internet. Use isso a seu favor para saber o estilo de texto que os professores mais gostam.

Image result for pay attention gifs

Escreva, pelo menos, uma redação por semana

Também não é pra ficar só lendo redação antiga não, viu?! Tem que exercitar também! Seja você muito bom na escrita ou não. A dica do Purebreak é: pegue os últimos temas ou algum outro no estilo ENEM e faça, no mínimo, uma redação por semana.

Image result for good idea gifs

Busque documentários, filmes ou séries sobre determinado assunto

Você pode assistir Netflix e estudar ao mesmo tempo, viu?! Não é porque você não está sentado de frente para uma mesa cheia de papéis espalhados que não está absorvendo conhecimento. Pegue aquele assunto que você gosta ou não manja muito bem e veja se tem um filme legal do mesmo tema!

Image result for as sufragistas gifs

Faça um cronograma de estudos

O Purebreak sabe que organização é um negócio pra poucos. Mas tente fazer um cronograma de estudos com as matérias que você mais precisa rever, os assuntos já estudados, o tempo dedicado a cada disciplina para não se embolar até a semana da prova.

Related image

Tire o dia antes da prova para RELAXAR

Tire a véspera da prova para maratonar aquela série que não está em dia, sair com os amigos, com a família, se aventurar na cozinha. Vá para a prova relaxado(a) e confiando no seu taco.

Image result for girlfriend relax gifs

E lembre-se, sempre: quantidade NÃO é qualidade!

Às vezes um estudo de uma horinha pode ser MUITO mais produtivo do que aquele dia que você passou 7 horas trancado no quarto. Ache o seu equilíbrio. Até porque ninguém aprende nada cansado e com sono, né?!

Image result for doing a test gifs

sobre
o mesmo tema