Larissa Barros Redatora
A louca do K-Pop e música em geral, adoro saber tudo de novo que surge no mundo, de teorias da conspiração até o último modelo de celular. Aquariana raiz, adoro tudo que é diferentão e não faço nada sem uma trilha sonora para acompanhar.
Charles Byrne, o "Gigante Irlandês" do século 18, viveu uma vida marcada por desafios físicos e exposição pública. No entanto, a controvérsia em torno da exibição de seu esqueleto após a morte levanta questões éticas e históricas que ecoam até hoje.

No século 18, Charles Byrne, conhecido como "O Gigante Irlandês" devido à sua estatura de 2,3 metros, ganhou destaque. Acometido de acromegalia, uma produção excessiva de hormônio do crescimento, Byrne também lutou contra o alcoolismo e a tuberculose. Após sua morte precoce, aos 22 anos em 1783, seu esqueleto tornou-se uma exposição em um museu londrino. No entanto, respeitando um desejo expresso por Byrne em vida, o esqueleto foi recentemente removido da mostra.

Byrne fazia exibições para o público curioso como meio de sustento. No entanto, desejava que, após sua morte, seu corpo fosse selado em um caixão de chumbo e lançado ao mar para evitar que seus ossos virassem exposição. Contrariando seu desejo, amigos venderam seus restos mortais ao anatomista John Hunter por 500 libras. Em três anos, o esqueleto de Byrne estava em exibição no Museu Hunterian de Londres.

Esqueleto foi exibido em Londres e até a rainha foi visitá-lo

Em 1799, o governo britânico adquiriu o esqueleto, incorporando-o à coleção do Colégio Real de Cirurgiões. Por anos, esteve em exibição pública em Londres, chegando a ser observado pela Rainha Elizabeth. No entanto, em 2011, o jurista Thomas Muinzer publicou um artigo pedindo que os restos mortais de Byrne fossem retirados. Muinzer argumentou: "O que foi feito não pode ser desfeito, mas pode ser moralmente retificado. Certamente é tempo de respeitar a memória e a reputação de Byrne".

Quase dois séculos e meio após o falecimento do "Gigante", o museu decidiu que, em março, ao reabrir suas portas, o esqueleto não estará mais em exibição. Dawn Kemp, diretor do Colégio Real de Cirurgiões, ao qual o museu pertence, declarou: "O que aconteceu historicamente e o que Hunter fez foi errado", afirmou Dawn Kemp, diretor do Colégio Real de Cirurgiões, do qual o museu faz parte. "Como corrigir alguns desses equívocos históricos? O primeiro passo é tirar o esqueleto de Byrne da exposição". Enquanto isso, o museu conservará o esqueleto para estudos científicos; foi graças a estes que a doença que afetava o "Gigante Irlandês" foi identificada.

sobre
o mesmo tema