Apaixonada por livros, séries e restaurantes com comida diferente. Libriana e curiosa, poderia passar horas pesquisando sobre os mais diferentes assuntos. Poucas coisas me fazem tão feliz quanto correr na praia, ir para um barzinho e comer um docinho após o almoço.
Muitas pessoas se perguntam se o calor excessivo pode atrapalhar o funcionamento dos painéis solares. Especialistas já pesquisam se isso pode mesmo acontecer.

Há um equilíbrio delicado para os painéis solares. É claro que esses painéis precisam de energia solar para funcionar; no entanto, o calor também causa alguma perda de eficiência. Tanto que algumas pessoas acham que isso pode comprometer sua capacidade de funcionamento. Elas podem ficar tranquilas.

Menos eficiência, maior produto

Os painéis fotovoltaicos geralmente atingem sua eficiência máxima quando a temperatura do painel (não a temperatura ambiente) está em torno de 25º C. Acima dessa temperatura, sua capacidade de aproveitar a energia diminui. De acordo com alguns cálculos, para cada grau adicional, esses dispositivos perdem entre 0,05 e 0,34% de eficiência. Isso pode se traduzir em perdas de eficiência de 10 a 25% devido às altas temperaturas. O que acontece é que as altas temperaturas geralmente estão correlacionadas com níveis mais altos de radiação solar, de modo que a proporção de energia que eles conseguem transformar é menor, mas a quantidade bruta de energia que eles recebem geralmente é maior nesse tipo de situação.

"Não é um grande problema. As altas temperaturas afetam apenas marginalmente a produção total de energia solar (é um efeito colateral). Se [o clima] estiver ensolarado e quente, você terá uma boa produção de energia. Ela não cai em um precipício", explicou Alastair Buckley, da Universidade de Sheffield, para a Solar Energy UK, uma associação do setor.

Buscando a eficiência máxima

É impossível calcular o "ponto ideal" desses dispositivos por vários motivos. O primeiro é que a temperatura e a radiação solar são variáveis correlacionadas, mas distintas. Ainda mais porque, como já mencionamos, não é a temperatura ambiente, mas a temperatura em que o painel está localizado que afeta sua eficiência. O que sabemos é que, em geral, mais radiação, mesmo que isso signifique mais calor, terá um efeito positivo na produção fotovoltaica.

O segundo fator complicador é a coexistência de diferentes tecnologias solares e inúmeras gerações sucessivas de painéis solares cada vez mais eficientes. O que sabemos é que não existe um cenário realista no qual os painéis solares parariam de funcionar.

Um problema generalizado

A perda de eficiência na geração de eletricidade em dias quentes afeta, em maior ou menor grau, quase todos os mecanismos de geração disponíveis. No caso da energia fotovoltaica, o problema ocorre porque a corrente elétrica é gerada quando os raios solares excitam os elétrons no semicondutor da placa. Em situações quentes, esses elétrons já estão em estados de alta energia, portanto, é necessária mais energia externa para realizar essa tarefa.

A razão para fontes de energia como a térmica e a nuclear é que elas precisam aquecer a água para acionar as turbinas. Quanto mais alta a temperatura ambiente, mais energia é necessária para criar o diferencial térmico. Novamente, o efeito é marginal.

Um problema em transformação

A energia solar é um dos recursos de que dispomos para combater as mudanças climáticas. Mas sua capacidade de nos fornecer energia também pode ser limitada pelas consequências das mudanças climáticas.

Pode-se pensar que países como a Espanha poderiam ver sua capacidade de gerar energia solar afetada negativamente pelo aumento previsível das temperaturas. No entanto, um estudo de 2015 previu que a mudança climática afetaria mais a produção fotovoltaica nos países do norte da Europa do que no sul.

A Espanha, em algum ponto intermediário

O sul da Europa está em uma localização privilegiada para a produção de energia solar. Com uma média de 2.500 horas de sol por ano e várias províncias com mais de 3.000, a energia solar é uma opção cada vez mais proeminente no mix de energia da Espanha. Não há nenhuma indicação de que o aumento das temperaturas possa ameaçar esse fato.

sobre
o mesmo tema