Apaixonada por livros, séries e restaurantes com comida diferente. Libriana e curiosa, poderia passar horas pesquisando sobre os mais diferentes assuntos. Poucas coisas me fazem tão feliz quanto correr na praia, ir para um barzinho e comer um docinho após o almoço.
Pesquisa mostra que a água não é a bebida que mais nos hidrata.

A água é supervalorizada? Vamos desconstruir uma noção preconcebida tão antiga quanto a própria humanidade? Não com certeza, mas o que é certo é que a água acaba de levar um golpe no fígado com esta revelação: ela não é o líquido mais hidratante, de acordo com a classificação.

Água: essencial à vida, mas...

Observação: longe de mim querer diminuir a importância da água. Quase todos os seres vivos precisam dela para funcionar e permanecer vivos - ela é a fonte de tudo. Elogios podem ser feitos a ela, mas, objetivamente falando, será que ela é realmente a bebida mais hidratante?

À primeira vista, a resposta parece óbvia. A melhor maneira de se manter hidratado deve ser beber água para fazer bem ao seu corpo, certo? Bom, não é. Na verdade, para aprofundar um pouco mais essa questão, é importante analisar o que é a água em termos químicos. Óxido de di-hidrogênio, ou H20, é a fórmula química da água, só que na forma destilada, e não na que bebemos. Essa última contém outros compostos, como minerais, tanto na água da torneira quanto nas versões engarrafadas.

A água mineral é melhor, especialmente porque estamos acostumados a ela. Além disso, beber água destilada pode, com o tempo, fazer com que nossos eletrólitos percam o equilíbrio. Essas substâncias se ligam à água e, ao manter uma carga elétrica, regulam determinadas reações químicas em nosso corpo, como o equilíbrio de fluidos. Esses eletrólitos incluem o magnésio, o potássio e o cálcio. Portanto, precisamos encontrar compostos líquidos com a maior quantidade desses eletrólitos para determinar o que hidrata mais o corpo.

A primeira resposta que pode vir à mente é a solução de reidratação oral. Você sabe, aqueles pequenos sachês dados aos bebês para hidratá-los da forma mais eficaz possível, principalmente após diarreia ou gastroenterite, e que fazem com que o corpo perca muita água. Essas soluções em pó adicionam sais e outros compostos para limitar a perda de água, eletrólitos e determinados nutrientes.

As 3 bebidas mais hidratantes são...

Em meio a um mar de bebidas, algumas mais ou menos adoçadas e com mais ou menos frutas, é difícil ter uma ideia clara da capacidade de hidratação de cada uma delas. Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Medicina de St. Andrews se cansou disso e realizou um estudo para determinar de uma vez por todas quais bebidas funcionam melhor.

Os critérios incluem a velocidade da hidratação e sua duração em relação ao volume consumido. O estudo mostrou que as bebidas que contêm um pouco de lactose, proteína e gordura ajudam a retardar a saída de fluidos do corpo e, portanto, mantêm a hidratação por mais tempo. Inesperadamente, o leite desnatado ficou em primeiro lugar com um BHI (Índice de Hidratação da Bebida) de 99%, assim como a solução de reidratação oral e o leite integral. O suco de laranja está logo à frente da água, com 95%.

Esses resultados são surpreendentes, mas o estudo deixa claro que não menciona o impacto do consumo exclusivo dessas substâncias em vez de água. Com uma diferença muito pequena na hidratação entre a água e outras bebidas, a escolha de outro composto seria particularmente adequada para idosos, bebês ou pessoas com deficiência, que não conseguem ingerir grandes quantidades de líquidos.

sobre
o mesmo tema