Por Victor Viana
Greta Thunberg é uma jovem sueca de 16 anos que ficou cansada de esperar as autoridades políticas fazerem algo pelo meio ambiente e resolveu começar a sua própria luta. Mesmo sozinha, a adolescente começou o seu próprio protesto na frente do Parlamento da Suécia e em um ano conseguiu mobilizar milhares de pessoas. Conheça a sua história!

Quais eram as suas preocupações com 15/16 anos de idade? Bom, é provável que a resposta tenha a ver com escola e vida social, certo? O normal é esse, mas a sueca Greta Thunberg tem uma preocupação maior: o meio ambiente. Aos 16, a adolescente se tornou referência quando o assunto é a luta contra as mudanças climáticas que acontecem no mundo. Apesar da pouca idade, Greta conseguiu chamar atenção de diversas figuras políticas importantes e em setembro estará na sede da ONU, em Nova York, para debater sobre o assunto. Arrasou, né?

A luta de Thunberg se iniciou em 2015, quando ela começou a faltar as aulas toda sexta-feira para protestar na frente do Parlamento da Suécia por ações governamentais para combater o aquecimento global. Mas assim como fazem com qualquer adolescente, muita gente não levou a estudante muito à sério. Porém, sua persistência fez esse jogo mudar. A luta de Greta mobilizou estudantes de vários lugares e no dia 15 de março deste ano, 1,6 milhão de pessoas participaram de protestos pelo clima em cerca de 133 países. Isso que é uma pessoa com moral!

"Nossa casa está pegando fogo. E eu estou aqui para dizer: nossa casa está pegando fogo", declarou Greta durante o seu discurso para líderes mundiais no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suiça. Mesmo que a sua luta tenha ganhado toda essa força, muitos políticos ainda gostam de credibilizar a luta de Greta, seja pela idade ou por achar que ela não pode fazer muito. De fato, não podemos jogar toda a responsabilidade dessa luta em cima de uma única pessoa, mas não podemos negar que o discurso que ela está propagando tem feito alguma diferença.

sobre
o mesmo tema