Por Aline Carvalhal
O Sistema Único de Saúde (SUS) é tema de um game feito em 72 horas por um grupo de brasileiros. No game, o herói corre contra o tempo para ser atendido em um hospital com apenas um médico.

Quem acha que as produtoras brasileiras não são criativas e bem humoradas ainda não conhece "SUS: The Game". No jogo o herói doente está em uma corrida contra o tempo e precisa de cuidados hospitalares urgentemente caso contrário irá morrer. O problema é que ele foi procurar ajuda em uma unidade do Sistema Único de Saúde (SUS).

O jogo é bem simples, diferente do elaborado - e igualmente brasileiro - Cangaço". Ricardo Bencz, de 27 anos, e Luiz Alojziak, de 21, assinam o projeto que ironiza a qualidade do atendimento na saúde pública do país. Bencz desenvolve games como um hobby e disse que a ideia surgiu quando a namorada sugeriu que ele fizesse um jogo sobre o SUS depois de uma visita que fizeram a um hospital. "Nos serviu como inspiração", revelou ele. Para jogar, é só conferir na página do game.

O desenvolvedor ainda disse que teve contato com os problemas do sistema em primeira mão e que vídeos e imagens mostrando o atendimento precário do SUS são comuns na rede. "De certa forma vamos acumulando todos esses sentimentos de raiva e agonia com o assunto. É rir para não chorar", desabafou.

"SUS: The Game" foi feito durante um evento internacional em que competidores devem criar jogos de um determinado tema em apenas 72 horas, algo parecido com o quefizemos por aqui com o "Super BR Jam".

sobre
o mesmo tema