Por Victor Viana
LGBTQIA+: descubra o significado de "Q"
LGBTQIA+: descubra o significado de "Q"
Não é novidade pra ninguém que a sigla do movimento LGBTQIA+ gera bastante confusão, inclusive entre os próprios LGBTs. Afinal, ela vem se modificando há bastante tempo. Atualmente, muitas letras fazem parte da sigla é normal se sentir um pouco perdido. Para ajudar quem está tentando entender essa questão, o Purebreak vai explicar o significado do "Q".

Quem tiver interesse em saber mais sobre o significado da sigla LGBT, vai descobrir que outras letras também fazem parte do "alfabeto da diversidade". E uma das que mais gera dúvidas, com certeza é o "Q". A letra é responsável por representar a palavra queer, que, basicamente, significa estranho. Durante muito tempo, esse foi o termo utilizado para identificar qualquer pessoa LGBT+ de forma pejorativa. Mas, com o passar do tempo, a expressão foi ressignificada e hoje serve para representar todo mundo que faz parte dessa comunidade.

Queer:

Antes de mais nada, o Purebreak precisa alertar que existem muitas explicações sobre o termo queer. Então, quem estiver procurando por algo definitivo, é melhor ir se acostumando com as variadas discussões sobre o assunto que podem surgir na internet. Mas, basicamente, queer é aquele indivíduo que se opõe a ideia heteronormativa da nossa sociedade. Ou seja, que está fora desse padrão. Por exemplo: se a "sociedade" diz que homens devem usar calça e apenas vestir roupas de cor azul, pode ter certeza que uma pessoa queer não irá cumprir essa norma. Ser queer é mais sobre um comportamento de identidade do que o gênero ou sexualidade da pessoa.

Judith Butler é uma filosofa americana e também uma das pensadores da Teoria Queer. Para Judith, gênero é uma construção social. Se existe uma ideia de que mulheres, por serem mulheres, vão se atrair por homens, ela rebate dizendo que isso é uma invenção da sociedade. A teoria, então, é contrária a toda essa ideia normativa que nos é imposta. E é justamente por isso que o termo queer não possui uma definição tão concreta. Ser queer é ser livre.

Podemos pegar a Pabllo Vittar como exemplo de um símbolo queer. Afinal, estamos falando de uma persona que possui características femininas, apesar de possuir um busto "de homem", e que é chamada no masculino. Talvez, toda drag queen, por brincar com os gêneros, seja uma representação de queer.

sobre
o mesmo tema