Rahabe Barros Editora
Libriana, boa de papo e apaixonada por reality show. Louca por gatos, não vivo sem café e com planos de dar uma volta ao mundo são outras curiosidades ao meu respeito. Após 10 anos, sigo encantada pelo jornalismo e por essa evolução diária da comunicação
A mais nova Trend do TikTok é clarear os dentes através de fitas que prometem deixá-los branquinhos. Mas até que ponto seguir essa tendência é seguro? Dr. Matheus Duarte desmistifica em bate-papo com o Purebreak!

Não é novidade para ninguém que o Tik Tok é um dos grandes responsáveis pela forma de consumo das pessoas, algumas se transformam até em trends. A escolhida do momento é a famosa fita branqueadora ou fita clareadora, que promete clarear os dentes de forma instantânea. No entanto, engana-se quem pensa que esse recurso é de fato um mar de rosas como tem sido mostrado em vídeos. Diante disso, o cirurgião dentista e especialista em odontologia estética, Dr. Matheus Duarte revelou ao Purebreak detalhes de como a fita do momento pode prejudicar os dentes.

Gifs de sorriso - Gifs e Imagens Animadas

"Todo e qualquer tipo de clareamento deve ser feito por um profissional apto e capacitado para realizá-lo, fuja de todo e qualquer meio de clarear os dentes que não seja com um profissional registrado pelo CRO. As fitas clareadoras de fato vão clarear os dentes, mas pode haver diversas surpresas indesejadas, pois, uma fita padrão não consegue se adaptar na anatomia de cada um, por isso, é importante fazer sempre uma moldagem para fazer o clareamento caseiro, porque respeita a anatomia da arcada dentária de cada um, é um procedimento individual", ressaltou.

Segundo o especialista, ao seu ver as fitas não são seguras, pois, podem causar graves doenças gengivais e pode acarretar sérios problemas na saúde bucal. "A asepxia é um princípio primordial na odontologia, não é nada higiênico, uma pessoa pegar fitas adesivas para colar nos dentes. Será que ela fez assepsia correta das mãos? Será que o material não teve nenhuma violação? Será que ela usou luvas? São vários questionamentos que sempre se deve fazer antes de pensar em clarear os dentes em casa," concluiu.

5 motivos para você não usar fitas clareadoras, segundo o especialista:

- É irregular e não está autorizada sua comercialização no Brasil
- Pode causar doenças na gengiva
- O substância usada para clarear pode causar uma espécie de corrosão na gengiva, podendo vir até necrosar o local
- Não é asséptica
- Pode haver violação nas embalagens

sobre
o mesmo tema