Por Clarissa Alves
Novo visual e nova utilidade para o Foursquare
Novo visual e nova utilidade para o Foursquare
A atualização vai remodelar a maneira que os usuários interagem pelo aplicativo.

Nesta quarta-feira (6) o Foursquare lançou uma ultra atualização para iOS e Android. E ele não matou o chek-in, como andam dizendo por aí. Só transferiu o trabalho pro seu primo mais novo Swarm, que desde maio desse ano tem dado conta disso paralelamente. De agora em diante, Foursquare vai ser o apenas um guia de atividades, locais e serviços para cada região.

O objetivo da desenvolvedora com esse spin-off foi trazer uma experiência de usuário totalmente renovada, desde a nova aparência, logomarca, cores e o mais importante: o que o app tem a oferecer.

O aplicativo começa fazendo várias perguntas sobre o que você gosta e cruza essas informações com as classificações de restaurantes que você fez no passado, seu histórico de check-ins e alguns dados de seus principais amigos para definir um perfil de usuário. A partir dos resultados, o Foursquare começa a gerar recomendações de locais e programas. A precisão desse serviço vai depender do quanto você usava o Foursquare antigamente. Os desenvolvedores explicaram que a inteligência do app aumenta à medida que você o usa.

Interface do Foursquare com diversos filtros
Interface do Foursquare com diversos filtros

Será que um dia o Foursquare aprende ler mentes?

Parece um pouco óbvio que quanto mais o usuário completa informações sobre si, mais será "possível" identificar correspondências corretas. A questão é: quem tem paciência pra isso quando apps praticidade? O que ficou realmente mais interessante foram as ferramentas de busca. Novos filtros além de preço, distância, tipo de culinária foram incluídos. Agora você descobre vários detalhes minuciosos sobre cada estabelecimento, desde os restaurantes que oferecem Wi-Fi gratuito até os locais que permitem entrar com cachorro. Com essas novas ferramentas, o Foursquare promete que sua experiência de descoberta vai ser bem mais completa do que era antes.

sobre
o mesmo tema