Apaixonada por livros, séries e restaurantes com comida diferente. Libriana e curiosa, poderia passar horas pesquisando sobre os mais diferentes assuntos. Poucas coisas me fazem tão feliz quanto correr na praia, ir para um barzinho e comer um docinho após o almoço.
Para comemorar a história da ferrovia e o aniversário dos trens, a Suíça decidiu simplesmente criar o maior trem do mundo - que entrou para o Livro dos Recordes.

Se a ideia era celebrar a história da ferrovia, por que não fazê-lo com uma ferrovia histórica? Pode parecer uma ideia ou apenas um jogo de palavras, mas uma ideia mais ou menos semelhante foi a que a Swiss Rhaetian Railway (RhB) teve quando decidiu comemorar o 175º aniversário dos trens na Suíça no outono. Em homenagem à ocasião, ao orgulho da engenharia suíça e, é claro, à tradição ferroviária suíça, ela fez exatamente isso: construiu um trem que entrou para o Guinness Book of Records. O motivo: seu tamanho. Seu tamanho enorme e impressionante.

Tamanho do maior trem do mundo

Para celebrar a história com a história, a RhB decidiu, no ano passado, construir um gigantesco trem de 1.906 metros de comprimento, uma verdadeira "serpente" mecânica formada por 25 composições, cada uma com quatro vagões do moderno trem Capricorn, do fabricante Stadler. O resultado: uma centena de peças que, de acordo com os cálculos da própria empresa, pesavam um total de 2.990 toneladas. "Com 25 vagões Capricorn de quatro peças do fabricante suíço Stadler. O trem recorde de 1.906 metros de comprimento se alinhou como um colar de pérolas no túnel Albula durante a noite de sexta-feira para sábado", explicou a empresa.

Objetivo: estabelecer um recorde mundial do Guinness

O objetivo da RhB era construir o trem de passageiros de bitola estreita mais longo do mundo, batendo o recorde anterior que permanecia imbatível por mais de três décadas. E ela foi bem-sucedida. Além disso, por uma ampla margem. Sua composição quebrou o recorde de 1.732 metros estabelecido em 1991 e entrou nas páginas do Guinness Book of Records como a mais longa ferrovia desse tipo já construída.

Isso não é coincidência: o recorde foi estabelecido em sua categoria, a de trens de bitola estreita projetados para passageiros. Se ampliássemos o foco para incluir também os trens de carga, a RhB precisaria acrescentar alguns vagões extras para atingir o recorde. Em 2019, por exemplo, a empresa Trasnet apresentou o 375 CR-17, um trem de mercadorias com nada menos que 375 vagões e um comprimento de quatro quilômetros. Seus vagões, no entanto, não foram projetados para transportar passageiros, mas manganês africano.

Primeira viagem do maior trem do mundo

O fato de existirem ferrovias mais extensas não diminui a façanha da empresa suíça, que em 29 de outubro de 2022 fez história ao operar seu trem de 1,9 km no que talvez seja um dos pontos mais bonitos da vasta rede europeia: a linha Albula, reconhecida até mesmo por especialistas da UNESCO há anos. A enorme máquina partiu do túnel Albula no início de uma tarde de sábado (14h20) e, pouco mais de uma hora depois (15h40), chegou ao seu destino no cruzamento do viaduto Landwasser. RhB estima que, durante seu passeio panorâmico de Preda a Alvaneu, ele negociou uma queda de 789,4 metros e percorreu 24,93 km através de 22 túneis e 48 pontes, incluindo o impressionante Viaduto Landwasser, que tem 142 metros de comprimento e 65 metros de altura.

A viagem pode não ter sido muito rápida - o trem viajou a cerca de 30 km/h - mas certamente foi um desafio técnico que envolveu sete maquinistas e 21 operadores. Isso e uma demonstração de estilo ferroviário, digna das melhores gravuras dos cantões suíços. Para demonstrar isso e para que os entusiastas da ferrovia pudessem apreciá-la, além das cerca de 3.000 pessoas que foram a Bergün para a comemoração ou dos entusiastas da ferrovia que se espalharam ao longo da rota, a RhB capturou gravações e imagens que foram distribuídas desde então.

Um show que foi realizado na hora certa para comemorar os 175 anos da ferrovia suíça, e não com o objetivo de colocar o trem de 1,9 km em funcionamento. De fato, no dia da demonstração, um horário especial foi aplicado na Linha RhB Albula e uma seção da estrada foi fechada. Uma grande demonstração de engenharia e estilo. Digno da história ferroviária. Para as páginas do Guinness Book of Records. Até mesmo um bom cartão postal suíço.

sobre
o mesmo tema