Apaixonada por livros, séries e restaurantes com comida diferente. Libriana e curiosa, poderia passar horas pesquisando sobre os mais diferentes assuntos. Poucas coisas me fazem tão feliz quanto correr na praia, ir para um barzinho e comer um docinho após o almoço.
Um estudo analisou como as cores reagem no calor e detectou quais são as mais adequadas e quais intensificam ainda mais a temperatura. Veja quais são as roupas mais indicadas!

É um senso comum que usar preto em dias quentes, principalmente se a roupa for justa, pode não ser a melhor das ideias. É claro que a cor não está proibida e tem várias maneiras de usar preto no calor, mas não dá para negar que a cor absorve mais a temperatura e, com isso, pode deixar nosso corpo mais quente. Ao longo dos anos, as temperaturas estão subindo cada vez mais. Assim, cientistas foram percebendo que o preto não é a única cor que aumenta a sensação de calor. Mas afinal, quais cores são mais indicadas nos dias quentes? Descubra!

Pesquisa analisou como as cores reagem no calor

A Terra recebe a energia do Sol. A quantidade que essa energia é refletida por alguma coisa no planeta pode variar dependendo da cor. A energia radiante que não é refletida, acaba sendo absorvida e, consequentemente, se transforma em calor. Isso significa que cores com baixa refletividade esquentam mais facilmente, como o preto. Já as cores com maior capacidade refletiva esquentam menos, como o branco. Partindo desse princípio, Toshiaki Ichinose, pesquisador executivo sênior do Instituto de Estudos Ambientais em Tsukuba, investigou qual é a ligação entre o calor e as cores das roupas que vestimos.

Resultado da pesquisa

Durante o experimento, realizado em 2019, Toshiaki Ichinose e sua equipe colocaram camisas polo com 9 cores diferentes sob o sol. Eles usaram uma câmera termográfica para medir o quão quente elas ficam em um intervalo de cerca de 5 minutos. A cor mais fria foi o branco e a mais escura foi o preto. A ordem, da mais fria para a mais quente, ficou: branco, amarelo, cinza, vermelho, roxo, azul, verde, verde escuro e preto. Enquanto as camisas brancas e amarelas tinham em torno de 30ºC, as camisas pretas e verde escuras chegavam a ultrapassar os 45ºC.

Cor bem próxima ao preto

A luz infravermelha próxima (que é fora do alcance do olho humano) tem uma porção significativa da energia radiante que atinge a Terra. Ao observar essa luz, os pesquisadores deste estudo descobriram que, na verdade, o verde escuro absorveu a maior parte do infravermelho: 87%. O preto, por sua vez, absorveu 86%. Em comparação, o branco foi o que menos absorveu, com uma taxa de 63%. Ichinose revelou que os resultados podem variar dependendo do corante usado na hora de colorir a roupa. "Porém, depois de expandir nosso estudo para a luz infravermelha próxima invisível, descobrimos que o verde é bastante próximo do preto. Você poderia dizer que essas duas cores são no mesmo grupo", disse.

Resultado: as melhores cores para vestir nos dias quentes são branco, amarelo, cinza e vermelho. As cores que se devem evitar são pretas, verde escuras, verdes, azuis e roxas.

sobre
o mesmo tema