Apaixonada por livros, séries e restaurantes com comida diferente. Libriana e curiosa, poderia passar horas pesquisando sobre os mais diferentes assuntos. Poucas coisas me fazem tão feliz quanto correr na praia, ir para um barzinho e comer um docinho após o almoço.
A causa da morte de Ingryd Alves Silvestrone, de apenas 28 anos, foi um mal súbito. A fotórgrafa chegou a ser socorrida pelos médicos, mas não resistiu.

Ingryd Alves Silvestrone, fotógrafa que realizou ensaio da filha de Neymar e Bruna Biancardi, morreu na madrugada desta quinta-feira (26). A informação foi confirmada em nota divulgada pelo próprio perfil do estúdio da profissional no Instagram. Ingryd fazia principalmente ensaios de recém nascidos e a foi a responsável por fazer os primeiros registros de Mavie, filha de Neymar e Bruna Biancardi. Na nota divulgada, foi confirmado que a causa da morte foi um mal súbito. A notícia chocou todo mundo, principalmente porque a fotógrafa tinha apenas 28 anos. Mas o que pode causar um mal súbito? Ele realmente acontece "do nada" e em qualquer idade? Entenda melhor essa condição a seguir.

O que é um mal súbito?

O mal súbito não é uma doença, mas um sintoma. Ele acontece quando há uma perda de consciência, que pode ser motivada por diferentes fatores. Normalmente, está relacionado a problemas cardíacos e neurológicos. A perda da consciência que é causada pelo mal súbito pode ser sinal de infarto, arritmia cardíaca, aneurisma, desidratação e hipoglicemia. A principal causa do mal súbito é a arritmia cardíaca, um distúrbio que altera o ritmo do coração, o que atrapalha sua função de bombear o sangue. Assim, o cérebro recebe menos sangue e, consequentemente, menos oxigênio. Com essa ausência, perde a consciência.

Vale ressaltar que mal súbito é diferente de morte súbita. O mal súbito é a perda da consciência, sem necessariamente levar à morte. Já a morte súbita é quando a pessoa realmente vem a falecer. Outro ponto importante é que a perda de consciência gerada por um mal súbito é diferente de um desmaio simples, pois dura mais tempo e é bem mais grave.

Qualquer um pode ter um mal súbito?

O que mais chocou no caso de Ingryd Alves é que a fotógrafa tinha apenas 28 anos quando sofreu um mal súbito. Isso realmente é mais comum em pessoas idosas que já têm maior predisposição a sofrer com problemas cardíacos. Porém, pessoas de qualquer idade podem ter um mal súbito, incluindo crianças, jovens e adultos. Além disso, pode afetar pessoas aparentemente saudáveis e que até realizam muitas atividades físicas.

Algumas vezes, o mal súbito acontece realmente do nada, sem nenhum sinal indicando. Porém, em muitos casos, é precedido por alguns sintomas. Os mais comuns são: dor no peito, tontura, falta de ar, palpitação, dificuldade para falar, desmaio, visão escurecida, fraqueza, dor de cabeça intensa e paralisia na perna ou rosto em um dos lados do corpo.

É possível prevenir o mal súbito?

Como o mal súbito não tem aviso prévio, é difícil preveni-lo. O que se pode fazer é prevenir as doenças que levam ao mal súbito. Por isso, é fundamental realizar check-ups com frequência, ter uma alimentação saudável, realizar atividades físicas, evitar estresse, controlar níveis de colesterol e manter o nível de hidratação saudável. Vale ressaltar que pessoas que já tem um histórico de doenças cardiovasculares na família são as que devem ficar mais atentas.

Ao se deparar com uma pessoa que perdeu a consciência, ligue urgentemente para a emergência. Verifique se ela está respirando, como estão seus batimentos cardíacos e reporte ao médico há quanto tempo ela está sem consciência. Essas informações vão ajudar no tratamento e na definição da causa do problema.

sobre
o mesmo tema