Apaixonada por livros, séries e restaurantes com comida diferente. Libriana e curiosa, poderia passar horas pesquisando sobre os mais diferentes assuntos. Poucas coisas me fazem tão feliz quanto correr na praia, ir para um barzinho e comer um docinho após o almoço.
Uma expedição descobriu amostras de fragrâncias únicas no Titanic e um perfume novo foi criado a partir delas

Existem muitas histórias curiosas envolvendo o Titanic. Uma delas é a criação de um perfume feito com amostras de fragrâncias que estavam no navio quando ele naufragou. Uma grande expedição realizada 89 anos após a tragédia encontrou algumas amostras de perfume muito bem guardadas no meio dos destroços. A história ficou ainda mais surpreendente quando se descobriu quem era o dono dos frascos e porque ele os estava levando no navio. Conheça o curioso caso do perfume do Titanic!

Amostras de perfume estavam sendo levadas no Titanic

Em 2001, foi realizada uma grande expedição para os destroços do Titanic. O objetivo da viagem era resgatar itens pessoais para uma exposição. Muitos objetos foram encontrados, mas um deles chamou uma atenção especial: uma bolsa de couro. Dik Barton, especialista em salvamento que estava trabalhando na caça aos destroços, disse em uma reportagem para a ABC News que não sabia o que estava dentro da bolsinha até chegar à superfície. Quando finalmente abriram a bolsa de couro, encontraram 62 amostras de perfumes que estavam muito bem preservadas, mesmo 89 anos após o naufrágio! Dik Barton contou que o aroma dos óleos tomou conta de todo o laboratório. Ele descreveu a fragrância como "floral, reminiscente de lavanda e rosas".

Quem era o dono dos perfumes?

Ao ver os perfumes intactos dentro da bolsa de couro, o grupo ficou muito curioso para saber quem seria o dono dos frascos. Após uma pesquisa, identificaram que os perfumes eram de Adolphe Saalfeld, um químico alemão que estava no Titanic. Ele levava as amostras porque queria abrir uma loja nos Estados Unidos onde poderia criar fragrâncias marcantes. Quando o navio começou a afundar, Saalfeld deixou o conteúdo para trás. Uma outra curiosidade surpreendente é que Adolphe Saalfeld sobreviveu ao Titanic! Porém, ele morreu alguns anos depois, em 1926.

Criação do Perfume do Titanic

O grupo de pesquisadores que encontrou as 62 amostras de Adolphe Saalfeld decidiu levar o conteúdo para a Quest International, uma empresa de perfumes. Então, os especialistas trabalharam com as amostras e conseguiram criar uma fragrância única. Foi assim que surgiu o perfume The Titanic Legacy 1912, que foi lançado em 2012. O site Fragrantica diz que o aroma do perfume tem notas de rosa, citrinos, violeta e floral branco. Acredita-se que ele não seja mais produzido em larga escala atualmente, mas você ainda consegue achar alguns exemplares no e-Bay por cerca de R$ 1.200.

sobre
o mesmo tema