Por Clarissa Alves
O antes e depois é impressionante, mas mesmo assim a ação pode ter sido ofensiva para as meninas.

Novamentes voltamos a falar de uma das mais recentes polêmicas da internet envolve uma ação que pretende incentivar mulheres, inclusive modelos plus size, a emagrecer enxugando suas medidas em fotos através do Photoshop. Tanto a página do Facebook quando o site oficial do movimento Thinner Beauty vêm publicando fotos de "antes e depois" de gordinhas com retoques que mostram como seriam seus corpos se fossem magras.

Apesar da justificativa do Thinner Beauty ser de motivar que as meninas enxuguem as medidas e sejam mais saudáveis, também é compreensível a revolta das pessoas nas redes sociais por ver uma campanha dessas. Afinal, o movimento trata o emagrecimento como se fosse algo simples e fácil de conseguir para qualquer um. Existem tantas razões comprovadas pela ciência que colaboram para o ganho de peso. Nem tudo se resume a maus hábitos alimentares. Por exemplo, o uso contínuo de medicamentos como corticóides, doenças como Hipotireoidismo e até mesmo a genética são fatores que geram quilinhos a mais.

Controvérsia: ser magro é o mesmo que ter saúde?

A descrição do Thinner Beuty diz "Este movimento não é de ódio, como alguns podem reclamar. Não é odioso incentivar as pessoas a serem felizes, saudáveis e bonitas". No entanto, esse argumento por si só parece muito ofensivo. Considerar que a beleza está apenas na aparência ou que uma gordinha não pode ser considerada bonita não soa esquisito? Ou ainda supor que estar acima do peso é sinal de infelicidade e garantir que a saúde não está em dia?

Nem mesmo as famosas como Lena Dunhan e Kelly Clarkson, que engordou por causa de sua gravidez, escaparam de ser photoshopadas. Enquanto algumas artistas como Emma Roberts, por exemplo, recusam o uso desse tipo de retoque em suas fotos e propõe que a gente aceite mais nossos corpos como são, também tem quem diga o contrário disso por aí.

Qual sua opinião sobre essa iniciativa?! Acha que é uma causa nobre ou mais um exemplo de preconceito?

sobre
o mesmo tema