Apaixonada por livros, séries e restaurantes com comida diferente. Libriana e curiosa, poderia passar horas pesquisando sobre os mais diferentes assuntos. Poucas coisas me fazem tão feliz quanto correr na praia, ir para um barzinho e comer um docinho após o almoço.
As empresas espanholas precisarão de 200.000 engenheiros nos próximos dez anos e, por isso, recorreram às universidades para encontrá-los.

A escassez de talentos significa que as empresas estão arrastando as vagas por meses, atrasando seu desenvolvimento. Isso fez com que algumas empresas reagissem e fossem direto para a pedreira onde os futuros candidatos são treinados: a universidade. A situação parece piada, mas a Universidade de Sevilha e um grupo de empresas iniciaram uma rodada de Speed Job Dating, ou entrevistas rápidas entre estudantes de diferentes ramos da engenharia e empresas com vagas nessas áreas, para tentar atrair talentos para o futuro. O relatório Talent Mismatch 2023 do ManpowerGroup indica que oito em cada dez empresas têm dificuldades para encontrar os perfis profissionais de que precisam.

Déficit de engenheiros na Espanha

De acordo com o estudo do Observatório de Engenharia da Espanha, estima-se que existam cerca de 750.000 engenheiros ativos na Espanha. No entanto, o mesmo relatório conclui que a economia espanhola precisará incorporar pelo menos 200.000 novos engenheiros nos próximos 10 anos para preencher as vagas. Essa falta de candidatos fez com que as empresas adotassem uma atitude ativa na busca de candidatos e começassem a procurar talentos antes mesmo de concluírem seus estudos. Em um exercício de recrutamento expresso na Escola de Engenharia da Universidade de Sevilha, organizado pela União Profissional de Faculdades de Engenharia (UPCI), as empresas puderam realizar entrevistas curtas com alunos que estão estudando uma especialidade de engenharia para encontrar perfis que se encaixem nas necessidades reais que as empresas precisam atender.

A lacuna de treinamento não é sustentável

A necessidade de incorporar novos perfis profissionais só serviu para evidenciar o enorme descompasso entre a oferta de treinamento e a demanda por profissionais nas empresas. O relatório Caminhos convergentes: jovens e empresas enfrentando o desafio do talento, da empresa de consultoria KPMH, revela que 75% das empresas acreditam que a falta de talento representa um risco para a sustentabilidade e o crescimento, enquanto os jovens na Espanha enfrentam números recordes de desemprego, com 24,95% na faixa etária de 20 a 24 anos, de acordo com dados da Pesquisa de Força de Trabalho do terceiro trimestre de 2023. "Esse fato, além de comprometer as perspectivas futuras de nossos jovens, desacelera o crescimento de nosso país, em um momento em que é necessário promover a transformação de nossa economia", disse Juanjo Cano, presidente da KPMG na Espanha.

As universidades são o "cúmplice" necessário

Nesse cenário, o papel das universidades é fundamental para conectar os estudantes com as empresas que buscam um perfil profissional específico, a fim de incorporá-los ao mercado de trabalho assim que concluírem sua formação. Por outro lado, o relatório do Observatório de Engenharia na Espanha revela que apenas 10% dos matriculados na universidade estudam engenharia, portanto, o sistema educacional deve responder à crescente demanda por perfis de engenharia que as empresas precisarão na próxima década.

Empregos invisíveis com recrutamento direto

A nova iniciativa de "encontros profissionais" promovida pela Universidade de Sevilha aborda outro problema enfrentado por muitos graduados que buscam seu primeiro emprego na iniciativa privada: a maioria das vagas nas empresas nunca é anunciada. De acordo com dados da Adecco, estima-se que 80% das vagas de emprego nunca são anunciadas, e essa tendência tem aumentado a uma taxa de 5,5% nos últimos anos. Em outras palavras, os cargos são preenchidos por recomendação interna, mas as convocações nunca são divulgadas, o que dificulta o acesso dos candidatos às vagas. Com essas entrevistas, são as empresas que estão batendo à porta das escolas para oferecer essas vagas.

sobre
o mesmo tema