Por Raphael Freitas
Depois do Sisu 2014, Ministério da Educação (MEC) divulga os primeiros aprovados no Programa Universidade para Todos (ProUni) 2014. Mais de 190 mil vagas são oferecidas em universidades privadas em todo o país.

Na manhã desta segunda-feira (20), o Ministério da Educação (MEC) divulgou a primeira chamada para os aprovados do Programa Universidade para Todos (ProUni) 2014. O sistema dá direito a bolsas de estudo no primeiro semestre de 2014 em instituições de ensino superior privada em todo o país. Quem for selecionado tem entre os dias 20 e 24 de janeiro de 2014 para comparecer a unidade escolhida na hora da inscrição. Caso mais bolsas sejam disponibilizadas, o MEC abrirá uma segunda chamada a ser liberada no dia 3 de fevereiro.

Este ano, o ProUni recebeu mais de 1 milhão de inscritos durante o processo seletivo. Este é um recorde do programa do governo desde o lançamento em 2005. Como cada estudante tinha a opção de fazer duas escolhas de curso e instituição, a média de isncrições foi de 2.424.354 candidatos.

Assim como o Sisu 2014, somente alunos que participaram do Enem 2013 puderam participar da seleção. Neste primeiro semestre, o sistema oferece 191,6 mil bolsas - 131.636 integrais e 59.989 parciais, em 25,9 mil cursos.

Para os selecionados, como se inscrever

Os aprovados devem apresentar a documentação exigida pelo MEC, tal como a comprovação de renda familiar bruta mensal por pessoa de até 1,5 salário mínimo, no caso de bolsas integrais, na instituição em que foi aprovado. Para os bolsistas parciais, o valor da renda familiar deve ser de, no máximo, três salários mínimos.

Ainda é possível que as unidades de ensino possam realizar um processo seletivo próprio com os pré-selecionados no ProUni. Este procedimento deve ser informado no ato da inscrição na instituição. O teste não pode ser mais rigoroso que os já feitos regularmente pela unidade. Também não é permitida a cobrança de taxas no ato da matrícula.

 

 

sobre
o mesmo tema