Por Victor Viana
Apesar do prestígio que o Grammy possui, não é novidade que a Academia sempre faz escolhas duvidosas e acaba sendo injusta com diversos artistas, principalmente quando eles não correspondem ao padrão norte-americano e branco. A discussão é séria mas também pode ser leve, já que muitos desses artistas se tornaram bem maiores do que própria premiação. Dito isso, queremos saber: qual artista injustiçado pelo Grammy você é?

Os indicados ao Grammy 2021 foram anunciados nesta terça-feira (24) e apesar de muitas nomeações merecidas, o resultado geral não agradou muita gente. O principal motivo foi a ausência do The Weeknd em todas as categorias. Após o lançamento do "After Hours", a crítica especializada acreditava que ninguém poderia tirar, pelo menos, o prêmio de Álbum do Ano de Abel, mas não foi isso que aconteceu. Agora, infelizmente, The Weeknd é mais um que faz parte da lista dos "injustiçados pelo Grammy", junto com Beyoncé, Nicki Minaj, Katy Perry, BTS e tantos outros. Mas e aí, qual desses artistas mais te representa?

Racismo na premiação

Não é de hoje que o Grammy Awards é criticado por ser racista. Apesar de vários cantores negros já terem sido premiados e a própria Beyoncé, que foi a artista mais indicada deste ano, possuir 24 troféus, na maioria dos casos artistas negros só ganham nas categorias Urban ou R&B. Das 24 vitórias que a nossa Queen B possui, apenas quatro foram em categorias gerais. Um dos casos mais problemáticos foi quando o álbum "Beyoncé", que transformou nossa indústria, perdeu para o "Morning Phase", do Beck, em 2015, na categoria Álbum do Ano.

Essa discussão ganhou mais fôlego a partir do momento em que o BTS conquistou mais visibilidade e continuou sendo esquecido pelo Grammy. Apesar do trabalho bem feito e de terem rompido as barreiras que existiram entre ocidente e oriente, parece que isso ainda não é suficiente para a premiação. Neste ano o BTS fez história ao se tornar o primeiro grupo de K-Pop indicado a uma das principais categorias. Porém, apesar de todo o barulho que eles vêm fazendo na indústria, só conseguiram espaço na categoria de Melhor Performance de Grupo ou Duo Pop.

De qualquer forma, é importante que ressaltar que, assim como muitos outros artistas, The Weeknd, Beyoncé e BTS já são muito maiores e relevantes do que o próprio Grammy Awards.

The Weeknd
Fim do The Weeknd? Cantor conta que quer "matar" seu nome artístico
The Weeknd anuncia data extra de show no Brasil. Saiba quando!
The Weeknd abre venda de ingressos no Brasil. Veja os melhores memes!
The Weeknd no Brasil: jornalista confirma show para 2023. Saiba data!
ver todas as notícias de The Weeknd Ver + matérias
Famosos
do momento
sobre
o mesmo tema