Por Victor Viana
Enem 2019: 5 dicas para mandar bem na redação
Enem 2019: 5 dicas para mandar bem na redação
O Enem acontecerá nos dias 3 e 10 de novembro e isso significa que falta pouco para a prova. Mas calma, não precisa se desesperar. O Purebreak sabe o quanto o exame é importante e muito decisivo para algumas pessoas. E nós estamos aqui para ajudar vocês! Então, pensando nisso, listamos 5 dicas que podem colaborar para vocês conseguirem uma boa nota na redação.

Se você estiver estudando para o Enem, é bem provável que esteja perdendo a cabeça com matérias como Matemática, Química ou Física. Afinal, este tipo de conteúdo não é fácil nem para quem tem afinidade com Exatas. O problema do vestibular é que os conteúdos de Ciências Humanas muitas vezes são ignorados pelos estudantes, principalmente a redação - apesar de ser algo de grande valor para o Enem. E aí, chega na hora faz o quê? Pois é. Então, pensando nisso, nós do Purebreak preparamos 5 dicas para quem está um pouco apreensivo com essa parte da prova.

1 - Veja quais eram os temas anteriores

Todo ano uma galera tenta acertar qual é o tema da redação do Enem e poucos conseguem. Porém, revisando as provas anteriores, é possível analisar o tipo de discussão que os organizadores da prova gostam de priorizar.

2 - Mantenha-se informado

Dito isso, é fundamental ficar de olho nas notícias. A equipe do Enem nunca opta pelo óbvio. Então, é bem provável que um acontecimento de muito destaque não seja o tema da prova. Porém, os temas são sempre relacionados a algo que está acontecendo no mundo. Entre um influenciador e outro, que tal começar a seguir algum jornal e revista também?

3 - Leia bastante

A internet transformou a forma como a gente se relaciona e escreve. Nos dias de hoje, é comum escrever com bastante abreviações e até errado para fazer graça - se você estiver no Twitter. Por isso, é muito comum esquecermos como algumas palavras são escritas. Para evitar isso, além de tentar sempre escrever o mais correto possível, manter um hábito de leitura é muito bom para absorver o máximo de palavas possíveis. Leia livros, reportagens, blogs ou qualquer coisa do tipo.

4 - Escreva

Se você está prestando vestibular, é bem provável que saiba escrever. E é por isso que alguns vestibulandos acreditam que a "redação é fácil" ou que "é só escrever". Mas a verdade é que se fazer entender não é tão fácil assim. Então, além de ler muito, o Purebreak também recomenda que você escreva sobre vários temas e releia tudo depois - melhor ainda se for em voz alta. Assim, será mais fácil analisar sua capacidade de se expressar.

5 - Fuja do óbvio

Toda redação do Enem traz uma questão social para refletirmos - o que é muito legal. Mas esse tipo de tema também possibilita o senso comum e isso pode ser um problema, caso seu texto seja óbvio demais. E é justamente por isso que é importante ler bastante e se manter informado para que o seu conhecimento aumente e você consiga trazer reflexões diferentes para o seu texto. Fugir do que todo mundo faz é um diferencial e com argumentos inteligentes você conseguirá se destacar na prova.

sobre
o mesmo tema