Por Clarissa Alves
Aprenda como limpar seu computador e conservá-lo por mais tempo.
Aprenda como limpar seu computador e conservá-lo por mais tempo.
Conheça as melhores técnicas para fazer uma faxina no seu aparelho sem causar estragos.

Com o passar do tempo e o uso, qualquer notebook sempre vai acumulando sujeira de vários tipos. Poeirinhas, partes miúdas, fagulhas de biscoito e até coisas piores(oi?) sempre caem pra dentro do teclado. Tem as marcas de dedo na tela e quando você esfrega mais pra limpar só piora mais ainda.

Essa poeira acumulada não é nada boa. Ela obstrui os componentes internos do seu laptop, especialmente o cooler que é uma parte importantíssima para esfriar a temperatura da máquina. As portas USB e outras entradas podem enferrujar e passam a não funcionar corretamente. Confira as dicas que o Purebreak separou para dar uma faxina no seu note. Desligue o seu bebê da tomada, retire a bateria e mãos à obra.

Limpando a Tela

Pra começar, você precisa preparar uma solução muito simples: 1 parte de água destilada (encontrada em farmácias) para 1 parte de vinagre (1:1). "Mas gente, eu não posso usar álcool ou água comum?"

JAMAIS USE ÁLCOOL!!! Água comum, até pode. Mas não é o ideal. Os sais minerais presentes na água comum deixam a tela esbranquiçada quando seca. Então, agora que você já deve estar concordando que não custa nada fazer essa solução, vamos passar para o pano. Escolha um pano de algodão, de preferência um que não seja atoalhado. Sabe aquela camiseta velha? Pode ser ela mesmo. É o melhor tipo de tecido para limpar telas. Basta umedecer um pouco e limpar sem esfregar com força. Em último caso, escolha limpar com a camiseta seca, sem nenhum produto. E esfregue com cuidado, hein cabeça!

Teclado novo em folha

Vire o note de cabeça para baixo e sacuda um pouco, com gentileza, para tirar a sujeira mais grossa. Se você tiver aspirador de pó é ótimo aspirar o teclado com ele. Feito isso, procure um pincel macio e fofinho e vá passando nas brechas das teclas. Tentando tirar o máximo possível de sujeira presa. Agora é só pegar aquela camiseta úmida com a solução que você usou para limpar a tela e passar nas teclas também. Passe com cuidado pelas bordinhas de cada botão. Sempre ficam umas sujeirinhas chatas grudadas ali (eca!).

Limpando as portas

Cada porta USB, HDMI, etc... pode ser limpa com um cotonete SECO ou com o pincel igual ao que você usou para limpar o teclado - SECO também.

Tirando a sujeira por fora

Coloque a bateria no lugar e use a mesma camiseta úmida com a solução (sim, essa camiseta é muito útil) passando por fora. Voilà! Seu note agora está um brinco.

sobre
o mesmo tema