Larissa Barros Redatora
A louca do K-Pop e música em geral, adoro saber tudo de novo que surge no mundo, de teorias da conspiração até o último modelo de celular. Aquariana raiz, adoro tudo que é diferentão e não faço nada sem uma trilha sonora para acompanhar.
A sexualização de crianças vem sendo um problema comum nas redes nos últimos tempos. Nomes como MC Melody e Boca de 09 são citados constantemente por internautas, que acham que a forma como são tratados é problemática.

A sexualização de crianças nas redes sociais tem sido um tema controverso e preocupante nos últimos tempos. Artistas jovens, como MC Melody e Boca de 09, têm ganhado destaque, despertando debates sobre os limites da liberdade artística e a proteção dos direitos das crianças.

A web não está deixando esse tipo de situação passar sem ser problematizada e muita gente tem notado que isso é algo extremamente errado e que precisa de atenção.

MC Melody, Boca de 09, MC Pedrinho e mais

A presença de crianças talentosas nas redes sociais, especialmente no universo musical, não é uma novidade. MC Melody, começou a ficar famosa com apenas 7 anos e, na época, aconteceram várias polêmicas envolvendo a forma como ela se vestia e se comportava. O pai dela chegou a sofrer consequências jurídicas para que tomasse alguma atitude sobre a sexualização da filha.

Boca de 09 ficou famoso com suas lives e logo ganhou carinho do público e de muitos famosos, incluindo Neymar. A convivência com pessoas muito mais velhas do que ele vem chamando atenção da web, que também apontou algumas estranhezas em relação ao garoto.

Uma usuária do Twitter chegou a fazer uma thread explicando como é errada a sexualização deles, citando também MC Pedrinho, que chegou a ser proibido de cantar por ser uma criança de 11 anos e ter músicas que falam sobre pornografia, erotismo e mais:

A polêmica da sexualização infantil

A exposição desses jovens artistas a temas e performances de cunho sexual tem gerado um debate entre defensores da liberdade artística e aqueles que acreditam que a sexualização infantil pode ser prejudicial para o desenvolvimento psicológico e emocional deles. A falta de discernimento e consciência do significado das letras, vídeos e gestos levanta questionamentos sobre a responsabilidade dos adultos envolvidos, incluindo pais, empresários e produtores.

Consequências para o bem-estar infantil

Estudos têm mostrado que a sexualização precoce pode ter efeitos negativos no bem-estar e na autoestima das crianças envolvidas. A exposição excessiva à mídia sexualizada pode impactar negativamente a percepção do corpo e a construção da identidade dessas pessoas, além de aumentar o risco de exploração e abuso.

Responsabilidades dos pais e da indústria

A discussão sobre a sexualização infantil não se limita apenas aos artistas mirins, mas também envolve a responsabilidade dos pais, que devem zelar pelo bem-estar e a educação de seus filhos. Além disso, a indústria do entretenimento deve se comprometer com a proteção das crianças, criando mecanismos de controle e orientação que resguardem a integridade física e emocional desses talentos em ascensão.

sobre
o mesmo tema