Por Clarissa Alves
Veja algumas fotos e a explicação detalhada sobre o banimento dos trajes.

Bapho no mundo dos games! Um campeonato do simulador de luta "Dead or Alive 5", organizado pelo fórum Free Step Dodge, está causando polêmica e discussão na internet desde que divulgou uma atualização nas suas regras gerais, no último sábado (28). O torneio anunciou uma lista de trajes que fazem parte do conteúdo de personalização do jogo e estão proibidos de serem utilizados nos personagens femininos dos participantes. O motivo? São roupas sensuais demais. Confira fotos na galeria acima e tire suas próprias conclusões.

Não é novidade para ninguém que "Dead or Alive" é uma franquia que explora bastante o corpitcho cheio de curvas das personagens femininas. Fato muito criticado pela corrente feminista em torno da indústria dos games de Anita Sarkeesian e cia, que foi inclusive pauta do "Movimento Gamergate", que teve início em 2014.

O campeonato baniu 128 roupas das meninas de "Dead Or Alive 5"

Dentre os trajes personalizados não-recomendados, todos são aplicáveis apenas à personagens do sexo feminino como Ayane, Christie, Helena, Hitomi, Lisa, Marie Rose, dentre outras. O mesmo problema não aparece com os homens da franquia - um dos argumentos feministas sobre a "objetivação das mulheres nos games".

Ficou declarado pela organização do torneio que a decisão foi "discutida por vários membros da comunidade para tentar ajudar a limpar esta imagem, que se tornou uma maldição para a franquia", de acordo com regras oficiais. "'DOA' sempre foi conhecido pelas suas mulheres demasiadamente sexualizadas, e isso por si só, afastou pessoas de experimentar o jogo. O sex appeal na franquia DOA nunca vai desaparecer, mas nós, a comunidade, queremos que as pessoas levem o jogo a sério e começamos a banir trajes nos torneios offline para forçar as pessoas a focarem na jogabilidade."

sobre
o mesmo tema