Por Beatriz Vianna
A atitude de Thiago Peniche, de 21 anos, mudou positivamente a vida de várias pessoas transsexuais e travestis. O professor, que também é trans, criou um curso de inglês totalmente gratuito e sem apoio de patrocinadores. Os encontros acontecem na Igreja da Comunidade Metropolitana, no Centro do Rio.

Com apenas 21 anos de idade, Thiago Peniche resolveu criar um curso de inglês totalmente gratuito e voltado para transsexuais e travestis. O motivo? O jovem também é transsexual e gostaria que outras pessoas da comunidade LGBTQ+ tivessem as mesmas oportunidades que ele no meio de tanto preconceito e exclusão.

Curso gratuito para transssexuais e travestis acontece em igreja do Rio

Em entrevista ao G1, Thiago contou um pouco mais sobre a sua iniciativa. Os encontros são semanais e acontecem desde março na Igreja da Comunidade Metropolitana, no centro do Rio. "Eu tive o privilégio de aprender, mas a maioria das pessoas trans como eu não teve. Não sou uma regra, sou exceção", disse. Thiago ainda completou: "A maioria das pessoas trans não consegue nem terminar o Ensino Médio. E as pessoas querem aprender, só que falta oportunidade".

O trabalho é voluntário e não conta com ajuda de patrocinadores e sim com doações. O pastor Luís Gustavo foi quem abriu as portas da instituição para que o professor pudesse tocar o Projeto Es(tran)geiros adiante.

Brasil é o país que mais mata trans

Entre 2017 e 2018, dados da ONG Transgender Europe mostraram que o Brasil era líder no ranking de assassinatos de pessoas trans. Para Thiago, o curso gratuito de inglês é uma forma de fazê-las se sentirem seguras e mais confortáveis. "Esse curso propõe um ambiente de segurança e socialização entre essas pessoas, para que elas se sintam à vontade para o momento do aprendizado. Aprender uma segunda língua em um ambiente onde eles não vão sofrer julgamento algum. Porque a maioria das pessoas trans não consegue nem terminar o ensino médio", contou.

Bem legal, né?! E você, o que achou da atitude dele?!

sobre
o mesmo tema