Por Victor Viana
Dia da Visibilidade Trans: 10 vídeos para entender mais sobre o assunto
Dia da Visibilidade Trans: 10 vídeos para entender mais sobre o assunto
Dia 29 de janeiro é celebrado o Dia da Visibilidade Trans e apesar das pautas LGBTs estarem em alta, o grupo ainda não é contemplado em muitas discussões. Com isso, muita gente ainda não entende sobre transexualidade e ficar falando besteita por aí. Como nós do Purebreak não queremos mais ver esse tipo de coisa por aí, separamos alguns vídeos que podem te ajudar a entender mais sobre o assunto.

Se você está por dentro de todas as polêmicas que acontecem no mundo dos famosos, com certeza sabe do que rolou com o Nego do Borel e a Luisa Marilac, né? Tudo começou quando a influenciadora, que é assumidamente trans, elogiou o cantor em uma foto do Instagram, dizendo que ele era um homem bonito. O carioca retribuiu o carinho dizendo que Luisa também era um "homem" muito bonito. A galera da internet caiu em cima do funkeiro e quando Anitta tentou defende-lo a situação só piorou. Mas, você consegue entender porque foi tão grave o que o Nego do Borel disse? É para responder essas questões que o Dia da Visibilidade Trans existe.

Antes de mais nada, é importante lembrar que a transexualidade está ligada à Identidade de Gênero, com o gênero que a pessoa se identifica. Por exemplo, uma pessoa nasce biologicamente como uma mulher. Ou seja, com uma vagina. No entanto, ao crescer, percebe que se identifica com o gênero masculino. É basicamente o que rolou com o Ivan (Carol Duarte) em "A Força do Querer". Vocês lembram? No caso de Luisa Marilac, ela nasceu biologicamente como um homem, mas se descobriu mulher com o passar do tempo. O comentário de Nego do Borel foi tão infeliz porque travestis e transexuais lutam diariamente para terem suas identidades respeitadas.

Além da Identidade de Gênero, também existe o termo Orientação Sexual, que é basicamente por quem você se sente atraído. Ou seja, se você gosta de alguém do mesmo gênero que o seu, é considerado homossexual. Se gosta de alguém do gênero oposto é hétero e se gosta de ambos, bissexual. É por isso que uma pessoa trans pode ser heterossexual. Deu pra entender mais ou menos (rs)? Bom, mas esse é só o início de toda uma discussão bem longa. Então, se você está afim de entender mais sobre o tema, é só se ligar nessa lista com vídeos maravilhosos:

sobre
o mesmo tema