Larissa Barros Redatora
A louca do K-Pop e música em geral, adoro saber tudo de novo que surge no mundo, de teorias da conspiração até o último modelo de celular. Aquariana raiz, adoro tudo que é diferentão e não faço nada sem uma trilha sonora para acompanhar.
Explorando as fronteiras da ficção científica, revisitamos três obras cinematográficas icônicas, disponíveis em plataformas de streaming. Estes filmes, variando de clássicos contemporâneos a obras visionárias, refletem a riqueza e a diversidade do gênero. Aqui, mergulhamos em suas narrativas únicas e impactantes.

Os filmes entram e saem constantemente das plataformas de streaming, e estes três em particular já vimos circulas anteriormente por esses canais de distribuição. Mas agora estes três, alguns depois de um longo tempo desaparecidos, outros após rondarem por diferentes plataformas, estão disponíveis novamente. Clássicos modernos e nem tão modernos para desfrutar da melhor ficção científica.

Brazil

Esta obra-prima de Terry Gilliam, talvez seu melhor filme ao lado do grandioso 'Doze Macacos', com um pé no '1984' de Orwell e o outro em Kafka e os Monty Python dos quais Gilliam fazia parte, continua tendo uma imagética futurista ácida e audaciosa. A história de uma confusão de identidades em uma sociedade distópica imersa na burocracia mais atroz é hoje mais relevante e devastadora do que nunca.

Assista no Prime Video

Hardware - O Destruidor do Futuro

Uma das produções de baixo orçamento mais impressionantes e um dos estreias mais contundentes no fantástico dos anos oitenta é a de Richard Stanley, que recentemente retornou ao cinema com a fabulosa adaptação de Lovecraft com alpacas 'Color Out of Space'. Aqui ele se baseou mais do que descaradamente em 'O Exterminador do Futuro', com um robô letal que aqui passa a ser chamado de M.A.R.K.-13 e do qual resta apenas uma cabeça, que é ativada no apartamento da namorada de um fuzileiro espacial. A partir daí tudo será caos e destruição.

Assista no Youtube.

Contra o Tempo

Embora sua estrela tenha desbotado levemente com o tempo, Duncan Jones era uma das grandes esperanças da ficção científica recente. Estreou com a impressionante e minimalista 'Moon' e deu o salto para os orçamentos médios com esta estimulante história de viagens no tempo, com um elenco esplêndido liderado por Jake Gyllenhaal, Michelle Monaghan e Vera Farmiga. Um soldado acorda no corpo de outra pessoa como parte de um programa do governo para encontrar o terrorista que colocou uma bomba em um trem de passageiros, e terá que fazer isso em apenas 8 minutos.

Assista no HBO Max.

sobre
o mesmo tema